segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesPolítica

Mariana celebra o Dia de Minas com a participação do presidente da Assembleia

Presidente da ALMG destacou que a história de Mariana se confunde com a história de Minas Gerais

REDAÇÃO – A celebração do Dia do Estado de Minas Gerais, na manhã deste domingo (16/7/23), em Mariana (Região Central do Estado), que completou 327 anos na mesma data, contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite (MDB). Durante a cerimônia, foram condecoradas as deputadas Maria Clara Marra (PSDB) e Lohanna (PV).

A comenda do Dia de Minas, cuja solenidade de entrega foi realizada na Praça Cláudio Manoel (Praça da Sé), homenageou cerca de 50 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento do município, do Estado e do País.

Na oportunidade, a Prefeitura de Mariana e os Correios também lançaram o carimbo personalizado e o selo comemorativo Mariana 327 anos e Museu da Música de Mariana 50 anos.

Destacando a sua satisfação em participar da celebração e de estar em Mariana, o presidente da Assembleia ressaltou que a história da cidade, a primeira das Alterosas, se confunde com a história do nosso Estado. Lembrando que já recebeu a honraria, Tadeu Martins Leite aproveitou para saudar as duas parlamentares da ALMG que foram agraciadas e lembrar o trabalho do Legislativo em prol da região.

“Parabenizo as duas deputadas hoje homenageadas que, mesmo estando em seu primeiro mandato, já mostraram que têm muito a contribuir com Minas Gerais. A Assembleia de Minas está sempre alerta às demandas do Estado e das cidades, especialmente nessa reconstrução de Mariana e de toda a região, após a tragédia de 2015. Nesta gestão, criamos uma comissão extraordinária para acompanhar o desdobramento do acordo que está sendo feito pelo governo federal junto com o Governo do Estado”, afirmou.

A deputada Maria Clara Marra registrou que receber a honraria é motivo de muita alegria. Ela avaliou o momento como de “chancela dos valores e da identidade do povo mineiro”.

Ressaltando a presença de autoridades dos três poderes, a parlamentar salientou que a celebração da data “une todas as vozes e todas as mãos de Minas Gerais para lutar pela liberdade, pela valorização da região e do pessoal aqui dos Inconfidentes”.

Dizendo sentir-se prestigiada, a deputada Lohanna elogiou a primeira vila de Minas Gerais e abordou a necessidade de o Poder Legislativo valorizar a cidade. “Mariana e Minas Gerais têm passado por momentos muito difíceis, envolvendo a mineração predatória e questões ambientais sérias que merecem a nossa atenção. Dias como hoje renovam o nosso senso de responsabilidade com o povo de Mariana”, ressaltou.

As deputadas Maria Clara Marra (esquerda) e Lohanna (direita) foram agraciadas com a comenda do Dia de Minas. No centro, a primeira-dama de Mariana, Rejane do Carmo. Álbum de fotosFoto: Sarah Torres

Presidente da ALMG participa do Dia de Minas 2023

Dia do Estado de Minas Gerais

A instituição do dia 16 de julho como “Dia do Estado de Minas Gerais” ocorreu em 1979, com a aprovação na ALMG de projeto do então deputado Domingos Lanna, transformado na Lei 7.561. Desde então, a data é celebrada todos os anos, com a transferência simbólica da capital para Mariana, em homenagem ao aniversário da cidade.

Mariana foi a primeira vila, a primeira capital, a primeira cidade planejada e a primeira diocese do Estado. Um dos principais representantes do Ciclo do Ouro no Brasil, o município conserva igrejas e monumentos do Barroco, além de patrimônio arquitetônico composto de históricos casarões coloniais.

A cidade é berço de importantes nomes da cultura e da política do Brasil, como Manuel da Costa Ataíde (Mestre Ataíde), maior representante da pintura do Brasil colonial; Cláudio Manuel da Costa, advogado, poeta e membro da Inconfidência Mineira; e o escritor Fernando Morais, autor das biografias de Assis Chateaubriand e do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, entre outras obras.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *