segunda-feira, abril 29, 2024
CidadesDestaques

Junho Violeta: Margaridas Projetos realiza palestra com alerta sobre dignidade e respeito com a pessoa idosa

TIMÓTEO – Ainda dentro da programação que marcou o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – 15 de junho, o Margaridas Projetos pra Vida, está promovendo palestras em seus núcleos de atuação com o tema “Dignidade e Respeito para a Pessoa Idosa (Junho Violeta), com a Advogada Alda Castro.

Na última sexta-feira (16) a atividade foi realizada na regional Sudoeste da cidade de Timóteo, no Salão Comunitário do bairro São Cristóvão, com a presença de Lilian Sperancini, representante do Conselho do Idoso de Timóteo.

Alda Castro,  palestrante, é advogada e coordenadora do Margaridas Projetos para Vida de Timóteo

Durante o encontro com cerca de 50 idosos, a advogada Alda Castro explicou que a campanha Junho Violeta, com o tema “Violetas contra a Violência” e lema “Dignidade e Respeito para com a Pessoa Idosa”, tem como objetivo estender a campanha para todo mês de junho e mobilizar toda população sobre este tipo de violência que vem crescendo a cada dia. Segundo ela, atualmente há uma grande mobilização onde diversos Conselhos, Instituições e população criam campanhas de conscientização.

As palestras ministradas pela advogada Alda Castro, elevam o tom da discussão para que a sociedade possa tratar os idosos com dignidade e respeita-los de forma que merecem, pois, viveram uma vida árdua para chegarem onde chegaram.

JUNHO VIOLETA – A cor violeta é o símbolo da luta contra a Violência ao Idoso. O tema é chamativo, onde ao invés de violentar um idoso, que tal darmos uma violeta em forma de gratidão por eles existirem.

Lilian Sperancini, do Conselho do Idoso de Timóteo, acompanhou a palestra ministrada pela advogada Alda Castro

O Estatuto do Idoso, de Lei nº 10.741, que regula os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, estabeleceu categorias das formas de manifestação da violência contra a pessoa idosa, que podem ser divididas em Violência Física, Negligencia/abandono, Violência Sexual, Econômico-financeira e patrimonial, Autoinfligida e autonegligência ou Psicológica.

Dados do IBGE apontam que a população brasileira ganhou mais de 4,8 milhões de idosos desde 2012, o que representa um crescimento de 18% desse grupo etário. Até 2020, a estimativa é que a população de idosos no País chegue a 25 milhões. Nesse contexto, destaca-se que de 2011 até 2017, o Disque 100 da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) registrou mais de 33 mil denúncias de violações de direitos humanos contra as pessoas idosas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *