sábado, abril 27, 2024
DestaquesPolítica

Início da exigência do CRLV 2023 para veículos com finais de placa 1, 2 e 3 começa sexta-feira (1/9)

REDAÇÃO – A exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2023 começa na próxima sexta-feira (1/9) para automóveis com finais de placa 1,2 e 3. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), avisa proprietários para ficarem atentos aos prazos.

Os veículos com finais de placa 4,5 e 6 devem ser licenciados até o dia 30/9. Já os automotores com finais de placa 7,8,9 e 0 têm até o dia 31/10 para renovar o documento.

Para ter acesso ao CRLV 2023, o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o seguro obrigatório anterior a 2021, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas devem estar quitados. O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impessam a emissão do documento.

Condutores flagrados sem o documento atualizado após o prazo estabelecido configuram infração gravíssima, com registro de sete pontos na habilitação, remoção do veículo para um pátio credenciado e multa de R$ 293,47, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Mutirão

Até a próxima quinta-feira (31/8), a CET-MG promove mutirão on-line para a regularização do CRLV 2023.O atendimento virtual funciona das 8h30 às 16h.

O serviço está disponível no site www.transito.mg.gov.br, clicando na opção “Consultar Motivo: Veículo Não Licenciado”.

Para ter acesso ao serviço basta preencher o formulário eletrônico com as informações do veículo. Logo em seguida, o sistema informará todas as eventuais pendências para a emissão do licenciamento.

Em caso de dúvidas, o proprietário de veículo poderá realizar uma ligação de vídeo para falar com um atendente, que vai auxiliar sobre os procedimentos necessários para a regularização do veículo, além de ajudar na emissão de guias de pagamento.

“Por meio deste mutirão, os cidadãos têm a oportunidade de identificar pendências e obter soluções de forma rápida, segura e sem a necessidade de deslocamento até um ponto presencial de atendimento”, explica Lucas Vilas Boas, chefe de trânsito de Minas Gerais.

Como acessar o CRLV

Por meio do site www.transito.mg.gov.br, é possível verificar se existem pendências e também imprimir o CRLV.

Para acessar o documento, basta informar a placa, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e, por fim, o CPF ou CNPJ. A impressão deve ser de boa qualidade, em papel sulfite branco e no formato A4, com tinta preta, em página única, possibilitando a leitura do QR-Code.

O serviço também está disponível no aplicativo MG App, no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *