segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Incêndio Florestal | Ipatinga foca na construção de aceiros para prevenir queimadas

IPATINGA – A partir de um mapeamento produzido para identificar pontos recorrentes com focos de incêndio, a Prefeitura de Ipatinga vem realizando aceiros em diversas regiões do município, durante essa semana. Desde segunda-feira (17), o trabalho já foi executado numa extensão de 6 Km, visando prevenir a passagem de fogo para áreas de vegetação. Estão sendo atendidas áreas verdes públicas, o contorno do Curral de Conselho e redondezas do bairro Forquilha.

O trabalho envolve a remoção de toda a vegetação rasteira e também partes aéreas, dificultando a eventual propagação de chamas e ampliação de focos de incêndio.

O mês de abril, em que se celebra também a emancipação do município, foi oficializado como Mês de Conscientização, Prevenção e Combate às Queimadas por meio da Lei nº 4.234, sancionada pelo prefeito Gustavo Nunes. O objetivo principal é preparar a comunidade para dedicar uma atenção especial ao período climático mais seco na região e propício ao alastramento de fogos, seja de forma induzida ou natural.

Em razão do aumento do número de ocorrências de queimadas, causando sérios prejuízos ao meio ambiente e também danos à saúde das pessoas, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) e a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), vem realizando ações preventivas em áreas de risco, campanhas educativas nas escolas para os alunos, e blitze, buscando a conscientização nas comunidades com objetivo de divulgar orientações e socorro mais imediato nas situações de calamidade e emergência.

O prefeito Gustavo Nunes ressalta que, anualmente, vêm sendo realizados aproximadamente 18 mil metros de aceiros no município, como forma de proteger o meio ambiente e também as comunidades próximas a áreas de risco de queimadas.

Denúncias

Há vários telefones disponíveis para denúncias relacionadas a queimadas ou incêndios. Elas devem ser transmitidas ao 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil Municipal (199) e 12ª Companhia PM de Meio Ambiente (181) ou mesmo ao convencional 190 da Polícia Militar.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *