domingo, abril 28, 2024
DestaquesSaúde

Fabriciano reforça campanha de Multivacinação com imunização itinerante nas escolas

FABRICIANO – Para ampliar a proteção e garantir a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Coronel Fabriciano inicia a Campanha de Multivacinação. Serão reforçadas as ações para imunização contra 19 doenças, poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche, HPV entre outras. O público-alvo são pessoas com idade entre 0 e menores de 15 anos

No município, o início da campanha será marcado por uma ação “extramuro” das unidades de saúde – o que sempre é realizado pela Secretaria de Governança da Saúde. Na segunda-feira, 30/10, às 8h, a equipe da Saúde estará na E. M. Argeu Brandão, no bairro Manoel Maia, para busca ativa e imunizar as crianças que por ventura estiverem com doses em atraso.

Patrícia Hermógenes, coordenadora de Imunização, explica que a ação continua e será levada às demais escolas das redes pública e privada de Fabriciano, sendo os pais avisados antecipadamente. “A mobilização é mais uma oportunidade de alcançar as crianças e adolescentes que não estão protegidos e, assim, atingir um alto índice de vacinação”, detalha.

“Todos os imunizantes desta campanha já são disponibilizados normalmente nas salas de vacina do município. Também já realizamos busca ativa, por meio dos nossos agentes comunitários de saúde (ACSs), que sensibilizam e alertam os pais sobre as vacinas em atraso.”, completa.

VACINAS SALVAM VIDAS

A vacinação protege você e a população, pois evita que doenças imunopreviníveis se espalhem. Ressalta-se que uma cobertura vacinal considerada ideal pelo Ministério da Saúde compreende, no mínimo, 95% do público-alvo de cada vacina, contudo, a média de cobertura das doses que constam no calendário desse público está entre 60% e 75%.

SALAS DE VACINAS EM FABRICIANO

Em Coronel Fabriciano, das 15 Unidades Básicas de Saúde, 14 estão equipadas com salas de vacinas, incluindo na Serra dos Cocais. Cada sala de vacinas tem o seu horário de funcionamento. Basta a mãe, pai ou responsável se informar junto a equipe da Unidade de Saúde. Para vacinar a criança ou adolescente, é necessário apresentar o documento de identificação e a caderneta de vacinação.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *