sábado, abril 27, 2024
CidadesDestaquesTurismo

Fabriciano lança marca “Descubra Fabri” e reforça ações de divulgação e fomento ao setor

FABRICIANO – Apresentar os potenciais turísticos e belezas naturais; contar fatos e curiosidades do local e de seus moradores desde os primórdios até os dias atuais; divulgar roteiros, igrejas, festas tradicionais, opções de lazer, gastronomia e as manifestações culturais, religiosas e tradições de Coronel Fabriciano.

Enfim, mostrar a cidade e seu povo de uma forma atrativa e única valorizando toda a sua riqueza e diversidade.

Estes são alguns dos objetivos do projeto “Descubra Fabri”, lançado oficialmente esta semana pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico. Gerido pelo Departamento de Turismo e Agricultura, com apoio da Gerência de Comunicação, a iniciativa integra as ações de marketing de turismo de Fabriciano alinhado às metas do Plano de Desenvolvimento Turístico do município.

Para isso, foi criado uma marca turística própria – city branding e branding territorial, nome que se dá ao trabalho de divulgação de uma cidade ou região com objetivos turísticos. O município também ganhou uma página na rede social no instagram “Descubra Fabri”.

A finalidade é comunicar os atrativos locais com uma identidade visual e uma linguagem personalizada, permitindo a diferenciação da cidade das demais ao mesmo tempo em que fala diretamente com o público-alvo, neste caso, turistas, as agências e empresas do setor, novos investidores e os próprios cidadãos.

“A marca do destino turístico tenta traduzir a singularidade de Coronel Fabriciano, suas riquezas naturais e rural, patrimônio histórico cultural, saborosa gastronomia” explica Emanuelle Cogo, coordenadora de Turismo e Agricultura Familiar.

 ICMS TURÍSTICO

A implantação de ações de marketing turístico passou a ser uma exigência da Secretaria de Estado de Turismo e Cultura (Secult) a partir de 2022 para a renovação do ICMS Turístico dos municípios.

“São várias ações sugeridas e os municípios podem escolher qual implantar. E Fabriciano, mais uma vez, vai além ao criar uma marca própria e uma página para divulgar e fortalecer o turismo local”, diz Emanuelle Cogo.

A coordenadora de Turismo e Agricultura Familiar de Coronel Fabriciano ainda destaca que Fabriciano, desde 2017 – têm atendido todas as políticas públicas definidas pelo Estado para o setor e renovado anualmente o ICMS turístico. No ano passado, o município renovou o seu ICMS Turístico com nota máxima.

Proposta 

A proposta do Departamento de Turismo da Prefeitura é que a partir de agora, a marca destino turístico “Descubra Fabri” passe a integrar uma sequência de ações de posicionamento do município. Dentre elas, promoção dos atrativos, equipamentos e serviços turísticos; criação e divulgação roteiros turísticos e a participação futura em feiras e eventos.

“Além de contribuir para as estratégias de marketing do destino, o objetivo da marca ‘Descubra Fabri’ é que ela seja apropriada pelo trade turístico, por entidades e instituições que atuam nas diferentes esferas no município, e que possa ser utilizada em ações compartilhadas, incluindo, confecção de produtos, brindes e selos para identificar fortalecer o turismo local”

A marca, bem como manual de aplicação, será apresentada e disponibilizada para os parceiros e colaboradores que integram o setor de turismo de Fabriciano.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *