domingo, abril 28, 2024
DestaquesSaúde

DENGUE: Timóteo reforça ações de conscientização e limpeza na regional Sul e bairro Primavera

TIMÓTEO – A partir desta quinta-feira (14) até o fim de dezembro a Prefeitura de Timóteo por meio da Secretaria de Saúde dá continuidade às ações e intensifica o enfrentamento às arboviroses que são as doenças como a Dengue e a Chikungunya, causadas por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.

O trabalho começou com uma mobilização social por meio da divulgação e conscientização com carro de som, distribuição de panfletos educativos e corpo a corpo junto aos moradores no bairro Esplanada e Ana Rita. Ele é conduzido pela Secretaria de Saúde/Vigilância em Saúde.

A ação ocorre para reforçar o combate e incentivar os moradores a adotarem medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito transmissor. “Essa ação é pontual e tem como estratégia reduzir ainda mais os possíveis focos do Aedes aegypti nessa regional”, explicou a gerente de Vigilância em Saúde, Ana Amélia Camilo Soares. Participam da iniciativa as equipes das Secretarias de Saúde, de Obras, de Governo e Comunicação e Planejamento.

Foi montado um cronograma que ficará concentrado nos próximos dias na regional Sul e também no bairro Primavera. Assim, no primeiro dia, os agentes de endemia fazem o trabalho educativo e nos dias subsequentes  as equipes da Secretaria de Obras passam recolhendo os materiais inservíveis.

Ana Amélia reforça para os moradores ficarem atentos ao carro de som para saber quando será feito o recolhimento dos inservíveis. “É imperioso que os moradores prestem atenção ao carro de som da Prefeitura e só coloquem esses materiais na porta de casa no dia em que caminhão for passar para evitar novos transtornos”, reforçou.

Da mesma forma, ela lembra que a Prefeitura está fazendo a sua parte, mas é imprescindível que os moradores assumam a manutenção diária de seus lotes e quintais para evitar acúmulo de água. “É importante que as lideranças comunitárias e a população de uma forma em geral colaborem com mais essa ação”, ponderou Ana Amélia.

Cronograma

14/12 – 15/12

  • Ação de conscientização e divulgação – Bairro Esplanada e Ana Rita

18/12 e 19/12

  • Recolhimento de inservíveis – Bairro Esplanada e Ana Rita
  • Ação de conscientização e divulgação – Bairros Santa Cecília e Centro Sul

20/12 e 21/12

  • Recolhimento de inservíveis – Bairros Santa Cecília e Centro Sul
  • Ação de conscientização e divulgação – Bairros Bela Vista e Ana Malaquias

22/12

  • Recolhimento de inservíveis – Bairros Bela Vista e Ana Malaquias
  • Ação de conscientização e divulgação – Bairros São José e Nossa Senhora das Graças

26/12

  • Ação de conscientização e divulgação – Bairro Primavera

26 e 27/12

  • Recolhimento de inservíveis – Bairros São José e Nossa Senhora das Graças

28 e 29/12

  • Recolhimento de inservíveis – Bairro Primavera

UBS´s com horários estendidos

Desde o início deste  mês as UBS Maria Raimunda Perdigão, no bairro Ana Rita, a UBS Ailton Ferreira Bomfim, na regional Leste, e a UBS do Cacheira do Vale estão funcionando em horário estendido até às 20h30 para atender exclusivamente moradores com suspeitas de dengue e chikungunya. A medida se justifica em razão dos altos índices de vírus da chikungunya e da dengue que estão circulando em todo o Vale do Aço.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *