domingo, abril 28, 2024
DestaquesSaúde

Combate à dengue: Ipatinga inicia novo ciclo de pulverizações com fumacê

IPATINGA – O trabalho de combate à dengue realizado pela Prefeitura de Ipatinga por meio do Departamento de Vigilância em Saúde está sendo intensificado com a chegada do período chuvoso, informa a Secretaria Municipal de Saúde. Na última quarta-feira (6) foi iniciado um novo ciclo de pulverizações pela cidade, com a circulação do carro fumacê.

Nesta semana, as ações aconteceram em vários pontos da cidade. As equipes de dedetização passaram pelo distrito de Barra Alegre, na quarta-feira (6). Na quinta (7), foi a vez do bairro Limoeiro. Nesta sexta-feira (8), o trabalho de pulverização é realizado nos bairros Córrego Novo, Chácaras Madalena e Nova Esperança.

O carro fumacê continuará percorrendo as diversas regiões da cidade ao longo dos próximos dias. Entre as rotas, também já está prevista atuação no bairro Esperança, neste sábado (9).

O objetivo com esta e outras iniciativas é diminuir os potenciais criadouros e inibir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor não apenas da dengue, mas de outras doenças como a chikungunya, zika e febre amarela urbana.

Horários

A administração municipal esclarece para o munícipe que há dois horários do dia em que essa atividade de dedetização é realizada e que há um motivo para a escolha desse período de atuação das equipes. O carro passa no fim da madrugada, por volta de 5h30, e ao entardecer, por volta de 18h30, períodos do dia em que os mosquitos saem de seus esconderijos para se alimentar.

“Nesse sentido, pedimos aos moradores que colaborem, deixando as janelas e portas abertas para que o produto lançado possa adentrar e com isso matar o mosquito”, orienta a gerente da Zoonoses, Vanessa Andrade Nascimento.

Papel da população

O secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros, também pede a colaboração da população em uma outra frente de combate, mantendo os cuidados em casa.

“O trabalho de fumacê tem o objetivo de atingir os mosquitos adultos. No entanto, a fase de larva requer maior colaboração da população. Eliminar criadouros, verificando reservatórios, vasos de plantas, poças d’água, é essencial. A conscientização e o apoio de cada cidadão são fundamentais para tornar eficaz essa batalha”, salienta.

Trabalho contínuo

O trabalho de prevenção e combate ao mosquito transmissor em Ipatinga não para. Durante o ano todo, os Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) atuam em ações de orientação e eliminação do Aedes aegypt. Além das vistorias em imóveis, é feita a verificação em áreas públicas estratégicas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *