segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesMeio Ambiente

CENIBRA desenvolve programas para garantir a conservação da água, solo, fauna e flora

BELO ORIENTE – Conservar a água é de extrema importância tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade, pois é um recurso fundamental para garantir a sustentabilidade do planeta e a sobrevivência de todas as formas de vida. Além disso, a escassez de água pode afetar diretamente a economia, a saúde pública e a qualidade de vida das comunidades, tornando a conservação deste recurso vital uma questão urgente e prioritária.

Por isso, a CENIBRA desenvolve uma série de ações no sentido de monitorar parâmetros ambientais que sirvam como indicadores para avaliação e acompanhamento das atividades operacionais e cumprimento das legislações pertinentes. Programas de monitoramento de água, solo, fauna e flora são desenvolvidos em parceria com universidades e empresas especializadas.

Os resultados destes monitoramentos são considerados no planejamento das atividades operacionais, bem como na definição de estratégias de conservação e proteção do patrimônio natural da Empresa, composto por mais de 105 mil hectares de matas nativas do bioma Mata Atlântica.

Esta área é povoada por uma rica fauna silvestre e conta com diversos lagos e cursos d’água devidamente protegidos. Abriga mais de 4.500 nascentes preservadas, que abastecem as comunidades vizinhas da Empresa, bem como contribui para a manutenção da biodiversidade.

“A empresa também apoia as comunidades, vizinhos e produtores rurais com técnicas, ações e recursos para viabilizar a proteção e recuperação de nascentes e matas ciliares, contribuindo para que a água seja um recurso disponível para toda a sociedade”, explica Edson Valgas de Paiva, coordenador socioambiental da CENIBRA.

Empresa

Constituída em 13 de setembro de 1973 e localizada no leste de Minas Gerais, a Celulose Nipo-Brasileira S.A. (CENIBRA) opera com uma unidade industrial no município de Belo Oriente (MG), com duas linhas de produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto e capacidade instalada de 1.200.000 toneladas/ano. A Empresa está presente em mais de 80 municípios mineiros, com cerca de 7 mil empregos diretos.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *