domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolítica

Cemig alcança investimentos recorde de R$ 100 milhões em ações de eficiência energética

148 hospitais públicos e filantrópicos, por exemplo, foram beneficiados com a substituição da iluminação ou de equipamentos que fazem parte da rotina de esterilização e lavanderia hospitalar.

REDAÇÃO – Levar a sustentabilidade por meio da energia está entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Muito além da geração renovável e do amplo acesso à eletricidade, a meta também incentiva a prática da eficiência energética, conceito ligado à necessidade de reduzir o desperdício do recurso. Alinhada a esse objetivo, a Cemig investiu, somente em 2022, o montante de R$ 100 milhões em iniciativas que contribuem para a sustentabilidade ambiental, um marco na história da empresa.

E esta semana iniciou-se com uma data especial: no dia 5 de março é comemorado o Dia Mundial da Eficiência Energética, e a companhia aproveita para reforçar o seu compromisso com a sociedade mineira em apoiar, cada vez mais, a formação de consumidores conscientes do uso eficiente e seguro da energia. Por meio de seu Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Cemig intensificará tais projetos, principalmente aqueles cujos vieses sociais são relevantes para milhões de pessoas.

Com os recursos aplicados no ano passado, 148 hospitais públicos e filantrópicos, por exemplo, foram beneficiados com a substituição da iluminação ou de equipamentos que fazem parte da rotina de esterilização e lavanderia hospitalar. O gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, afirma que essa é uma demonstração de como uma iniciativa pode garantir não só a sustentabilidade ambiental, mas a financeira das instituições.

 “Os hospitais têm suas atividades intensamente relacionadas ao uso da energia. E o custo disso é muito alto. Quando levamos equipamentos mais modernos e eficientes estamos contribuindo também para que essas instituições possam economizar recursos financeiros que antes seriam destinados à fatura de energia”, explica o gerente.

Além desses equipamentos, os hospitais também foram contemplados com a instalação de microusinas fotovoltaicas, um incentivo do Programa de Eficiência Energética à geração renovável. Ao todo, no ano passado, foram 40 unidades instaladas em instituições de saúde e Associações de Proteção e Assistência as Condenados (Apacs). De igual modo, as usinas deverão auxiliar na redução dos custos dessas instituições, abrindo espaço para investimentos em diferentes áreas.

Consumo consciente: uma nova cultura

Ainda de acordo com o gerente de eficiência energética da Cemig, o viés social das iniciativas também está presente em outros setores e públicos atendidos. Entre as iniciativas do Programa, além do Cemig nos Hospitais, citado anteriormente, o Cemig nas Comunidades, cujo foco está em famílias de baixa renda, foi responsável por visitar mais de 27 mil famílias.

Nesse trabalho, os clientes são orientados sobre ajustes em hábitos que podem mudar a relação com a energia e contribuir para a redução do valor da conta de energia. Durante as visitas, os atendentes também substituem lâmpadas ineficientes por outras de LED, sendo que os equipamentos recolhidos – e aqueles trocados em outros projetos – são descartados de forma ambientalmente correta.

Nos primeiros meses de 2022, diante do grande volume de chuvas que afetou diversas regiões mineiras, a Cemig substituiu cerca de 5 mil geladeiras de clientes de baixa renda. Essas famílias tiveram os equipamentos inutilizados devido à entrada de água em suas residências. Naquele momento, a Cemig, conciliando a responsabilidade social com os benefícios da eficiência energética, garantiu que um item tão essencial como a geladeira retornasse às casas de quem mais precisava.

Para que a conscientização do uso eficiente da energia comece desde cedo, a companhia também executa o Cemig nas Escolas, aproximando crianças, adolescentes e a comunidade escolar de tecnologias modernas e sustentáveis. A iniciativa ocorre em duas frentes diferentes, sendo a primeira relacionada à troca da iluminação das salas de aula, um benefício que já chegou a mais de 2.700 escolas e que, até o final de julho de 2023, será realidade em mais de 3.200 escolas, sendo essa a totalidade da rede pública estadual de ensino.

A segunda frente é a educacional. No ano passado, 318 mil pessoas receberam orientações sobre a temática. Com abordagens lúdicas, crianças e adolescentes, em sua maioria, tiveram acesso a palestras e uma olimpíada-piloto de eficiência energética. Outra atividade que une cultura, história e ciência é o Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética, localizado no Museu de Artes e Ofícios, no qual os visitantes podem imergir em um ambiente inovador e reflexivo.

Minas LED

Com foco na modernização da iluminação pública, a Cemig também iniciou, em 2022, a execução do MINAS LED. Como resultado, mais de 16 mil pontos foram substituídos. As luminárias antigas, de vapor de mercúrio e sódio, além de prejudiciais ao meio ambiente, não iluminam adequadamente as vias das cidades. As novas luminárias, de tecnologia LED, favorecem o trânsito e a segurança da população. Do ponto de vista ambiental, elas são mais duráveis, reduzindo o número de manutenções e o próprio gasto energética quando comparada àquelas.  

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *