sábado, abril 27, 2024
DestaquesSaúde

Câmara de Ipatinga promove encontro com diretores do Consórcio Intermunicipal de Saúde

IPATINGA – Vereadores da Câmara de Ipatinga participaram, nesta segunda-feira (27/02), de um encontro com a direção executiva e da Central de Regulação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Leste de Minas (CONSURGE), a convite do Presidente da Casa, o vereador Ley do Trânsito.  Na oportunidade os parlamentares puderam tirar dúvidas sobre  os trabalhos e o funcionamento do consórcio responsável pela gestão e operacionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na região leste do estado.

Para o chefe do Legislativo ipatinguense, vereador Ley do Trânsito, esse encontro com a direção do consórcio foi de fundamental importância para sanar dúvidas dos vereadores. “Os vereadores precisam estar cientes de tudo e tirar todas as dúvidas quanto à transição do Samu, porque  são os representantes do povo na nossa cidade e é nossa responsabilidade acompanhar de perto e fiscalizar todo o processo em relação ao funcionamento de um serviço de extrema importância para a nossa Ipatinga e região”, disse o presidente do Legislativo.

O Samu Municipal, em Ipatinga, vai se tornar Samu Regional, com a administração do Consurge, conforme aprovado pela Câmara Municipal de Ipatinga, no dia 27 de novembro de 2022, quando o Legislativo oficializou o protocolo de intenções para que o município fizesse parte do convênio de saúde, firmado com a Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG).

Dentre os pontos esclarecidos na reunião, a questão do aumento da área de abrangência do serviço, foi bastante abordada. Segundo o Consurge, estima-se que a região possa contar com 12 ambulâncias, que se revezarão para atender as ocorrências.

O diretor executivo do Consurge, Daltton Caetano, disse que o Samu Regional vai trazer muitos benefícios para a microrregião de Ipatinga. “Essa transição  vai melhorar muito a saúde no quesito urgência e emergência para toda a microrregião, pois teremos um suporte em outras cidades da região, que faz agilizar os atendimentos para a população”, afirmou.

As ambulâncias que prestam atendimento de urgência e emergência em Ipatinga continuarão prestando os serviços, segundo o coordenador médico e diretor da Central de Regulação do Consurge, Cleiton Carvalho.

“Temos ainda o apoio do Corpo de Bombeiros para auxiliar no envio de ambulâncias. Trabalhamos com a vida humana, e essa vida precisa de resposta imediata. O atendimento vai continuar o mesmo, apenas sendo regulado de Governador Valadares. As ambulâncias que rodam em Ipatinga atualmente continuarão prestando o mesmo serviço”, reafirmou.

Participaram da reunião no gabinete da presidência da Câmara, os vereadores Avelino da Cruz e Hermínio Bernardo, além dos representantes de vários outros parlamentares.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *