segunda-feira, abril 29, 2024
CidadesDestaques

Anglo American no Brasil anuncia transição em sua presidência

Ana Sanches 

CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO – A Anglo American Global anunciou nesta quaa manhã de hoje (31/05) mudanças em sua alta gestão, com foco na próxima fase de entrega de valor de seus negócios. No Brasil, após cinco anos à frente da presidência da Anglo American, o executivo Wilfred Bruijn, mais conhecido como Bill, anuncia um plano de transição para um novo ciclo profissional, em dezembro deste ano. Ele será sucedido por Ana Sanches, que atualmente ocupa a posição de CFO (Chief Financial Officer) das divisões Técnica, Sustentabilidade, Projetos e Desenvolvimento na sede global da empresa, em Londres.

Bill vem consolidando a operação da empresa no país e fortaleceu a agenda de Sustentabilidade, por meio de sua representatividade em diversos fóruns, como a presidência do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), posição que ocupa desde maio de 2022, entre diversas atuações importantes para a companhia.

“Sou uma pessoa apaixonada pelo que faço, especialmente trabalhando na Anglo American, essa empresa que tão bem me acolheu e me deu a oportunidade de realizar, com todo o time, projetos incríveis. Sou extremamente grato por essa oportunidade. Seguiremos firmes com segurança e comprometimento nesta etapa até o final do ano, quando passo o bastão em definitivo à minha colega Ana Sanches, uma profissional excepcional por suas entregas com muita tranquilidade, qualidade e competência”, ressalta Bill.

Ana Sanches é brasileira e está há 11 anos na Anglo American. Trabalhou por nove anos no Brasil, tendo atuado na área Financeira como CFO, e está há dois anos na Inglaterra. A executiva retorna ao Brasil no segundo semestre para dar sequência ao plano de transição da sucessão.

“Trabalhei diretamente com o Bill no Brasil por dois anos, e o admiro e respeito como pessoa e como profissional. Sua maneira responsável e atenciosa de lidar com os negócios sempre me inspirou. Sucedê-lo é uma grande responsabilidade, compromisso que assumo com muita alegria, disposição e entusiasmo, com o firme objetivo de dar sequência ao legado que o Bill vem realizando, alinhado ao planejamento estratégico da empresa global e no país. Focados em nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, seguiremos entregando os nossos compromissos com a segurança, com resultados sustentáveis, ancorados também no Plano de Mineração Sustentável da companhia, com a dedicação e o empenho de todos os nossos empregados no Brasil”, afirma Sanches.

Ruben Fernandes, diretor regional das Américas, reforça a importância do Brasil dentro do portfólio da Anglo American globalmente. “Os negócios de minério de ferro e níquel em nosso país ocupam um papel estratégico na empresa, tanto operacionalmente quanto financeiramente. O Bill ocupou a posição de CEO com muito sucesso e fortaleceu nossa liderança no segmento. Ana retorna ao Brasil dentro de uma nova posição, e tenho certeza de que, com muito foco, essa transição será muito tranquila e de que seguiremos entregando nossos resultados e nosso propósito de maneira consistente a toda a sociedade”, reitera Fernandes.

Sobre a Anglo American 

A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.

Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.

Como produtora responsável de diamantes (por meio da De Beers), cobre, metais do grupo da platina, minério de ferro de qualidade premium, carvão metalúrgico para siderurgia e níquel, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo.

Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *