domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolítica

AMM nas Micros: evento em Ipatinga encerra ciclo do projeto em 2023 com sucesso

O deputado estadual Celinho Sintrocel; o prefeito de Ipatinga, Gustavo Morais Nunes; o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius; o prefeito de Pocrane e vice-presidente do Cimva, Ernane José de Macedo; a deputada federal Rosângela Reis; e o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Campos Morato

IPATINGA – Mais de 160 pessoas, sendo 12 prefeitos da região, se reuniram no auditório da Fadipa, em Ipatinga, nesta sexta-feira (10 de novembro), na 23ª edição do “AMM nas Micros”, que encerra o ciclo de eventos do projeto neste ano, com sucesso de público e qualidade técnica das palestras apresentadas. O evento é promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), em parceria com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço (Cimva) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Na abertura do evento, o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius, salientou que o momento é de muita cautela na gestão dos recursos, uma vez que os municípios enfrentam uma crise forte, que é nacional, com a queda na arrecadação do FPM. “A solução é apertar o cinto e não ter vergonha disso, pois é preciso ser transparente com a população. Senão, se fizer alguma gracinha e pavimentar uma rua, por exemplo, não terá dinheiro para pagar a folha. Reforço que os problemas que nos prejudicam estão em Brasília e ai de nós se não fosse a Confederação, a CNM”, reforça o presidente da AMM.

Dr. Marcos concluiu o discurso agradecendo aos prefeitos, parceiros do evento, servidores públicos presentes e toda a equipe da AMM. “Ficamos muito felizes por encerrar a caravana da AMM neste 23° evento, com 500 servidores capacitados e quase 600 municípios envolvidos. Isso mostra que a AMM está no caminho certo. Mudou-se o perfil da Associação. Foi o que eu me comprometi com vocês e estou cumprindo: a AMM, hoje, é mais técnica do que política. É claro que é preciso ser política para cobrar as reivindicações, como o Projeto de Lei (PL) 334/2023, com redução para 8% da alíquota de contribuição ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), o mais importante para terminarmos o ano com mais tranquilidade, para não ter um colapso que pode acontecer em maio de 2024”, frisou.

Na avaliação do prefeito de Ipatinga, Gustavo Morais Nunes, anfitrião do evento, os gestores têm necessidades e demandas semelhantes, o que reforça a importância de se unirem por meio das associações e de participarem dos eventos do AMM nas Micros. “Em um passado recente, as administrações municipais trabalhavam separando as coisas e nós, hoje, entendemos que os trabalhos dos prefeitos devem ser feitos com unidade, em conjunto, para alcançar melhores resultados.”

Presente no evento, o deputado estadual Celinho Sintrocel reforçou que é preciso pensar na qualidade de vida da população. “A preparação, o planejamento que colhe o resultado certo. A gente sabe que a legislação aprovada na Assembleia tem prazos que os gestores precisam cumprir, por isso não podemos perder tempo. E nesses encontros os gestores e secretários têm oportunidades de se prepararem para buscar esses recursos para a população.”

A deputada federal Rosângela Reis ressaltou a importância da união dos prefeitos e da capacitação como uma marca forte do AMM nas Micros. “O que todos nós estamos buscando são os resultados para a população. O nosso mandato tem trabalhado intensamente para tratar desses assuntos aqui debatidos e trazer os recursos para os municípios aplicarem. Temos um problema gravíssimo, com corte de recursos, pois 30% deixam de chegar e isso deixa os municípios com dificuldade para investir em educação, saúde, segurança pública. Por isso, é importante essa unidade”, concluiu.

Apresentações técnicas

Dentro da programação do “AMM nas Micros” acontecem palestras técnicas com conteúdos específicos à região. Após a abertura solene, foram apresentadas palestras técnicas com a arquivista da 1 Doc, Michelle Witkowski, que falou sobre a digitalização e a tecnologia dos processos das prefeituras.

Os serviços e produtos da AMM foram apresentados pelo coordenador de Comercial e Serviços da AMM, Rodrigo Lázaro. O consultor Ângelo Roncalli fez a palestra sobre a “Apresentação da CNM – pauta municipalista”.

O tema “Qual é a marca do seu governo, como identificar, construir, comunicar e transformar ações de políticas públicas em marca de governo, resultando maior conexão com os cidadãos” foi apresentado pelo coordenador de consórcios da AMM, Leandro Rico.

Na sequência, a especialista em Marketing Digital, Flávia Freitas, falou sobre “Marketing Digital para políticos”, quando apresentou cases de sucesso e dicas importantes aos gestores.

Para auxiliar os servidores da área da Saúde, um dos temas mais preocupantes para as gestões municipais – a LC 171/2023 – ficou sob a responsabilidade da assessora técnica de saúde da AMM, Juliana Marinho.

Para encerrar o evento, na programação do evento constou a palestra especial com o especialista em direito público Denner Franco Reis, que falou sobre “Improbidade administrativa e condutas vedadas”.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *