segunda-feira, maio 6, 2024
DestaquesMeio Ambiente

MUITO SUSTO: Ácido altamente corrosivo e tóxico vaza de indústria em Timóteo

Susto dentro e fora da empresa Hasco em Cachoeira do Vale. O volume de fumaça e a falta de informação deixou a comunidade em pânico (Foto Douglas Samary/JBN – 16.08.2023 – 10h49)

TIMÓTEO – O vazamento de um produto químico altamente corrosivo e tóxico em uma unidade da empresa Hasco Aços e Metais na manhã desta quarta-feira (16), mobilizou militares do Corpo de Bombeiros de Timóteo, no Vale do Aço. O acidente aconteceu no Núcleo Industrial de Timóteo, na BR-381, altura do km 195, no distrito de Cachoeira do Vale. Os moradores nas proximidades da empresa permaneceram apavorados devido a falta de informação do ocorrido e do possível risco que o poluente poderia causar.

A empresa acionou os bombeiros após um vazamento de ácido nítrico 53% que reagiu com aço. Segundo a corporação, a reação química gerou muita fumaça e os funcionários precisaram evacuar o local. Apesar do susto não houve vítimas. Apesar da nota da empresa sobre o caso, a mesma não informou sobre a contaminação do meio ao meio ambiente, já que produto químico que vazou tem a classificação QBRN – Código de Risco em Potencial de Contaminação Ambiental.

Com a chegada dos militares a situação foi controlada (Divulgação / CBMMG)

Pelos cálculos, cerca de mil litros de ácido nítrico foram derramados em uma bacia de contenção. Segundo os bombeiros, foi aplicado cal 39% para neutralização do produto.

Nota da empresa

A Harsco informa que ocorreu um incidente por uma reação química. A empresa adotou os protocolos de segurança com agilidade e evacuou a área imediatamente. Não houve feridos ou qualquer tipo de dano. O Corpo de Bombeiros foi acionado, realizou o trabalho de limpeza e a companhia já está reiniciando as operações.

O JBN não conseguiu fazer contato com o setor ambiental do município. De igual maneira com Conselho de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *