domingo, abril 28, 2024
DestaquesSaúde

A sexta-feira em Timóteo é de guerra contra arboviroses – dengue, chikungunya, zika

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atua de forma contínua contra as arboviroses com várias ações ao longo do ano e que foram intensificadas desde o mês de novembro redobrou os esforços de enfrentamento às arboviroses. A sexta-feira (22) foi de Mobilização Social Regional de Enfrentamento às Arboviroses com a realização de blitz educativa em pontos estratégicos.

A mobilização regional | “Dia “D”| foi convocada pela Superintendência Estadual de Saúde de Minas Gerais, Regional de Coronel Fabriciano, após reunião com representantes dos municípios de sua abrangência, e se baseou no expressivo número de casos de dengue e chikungunya em todo o Estado. Timóteo fará as blitz em 04 pontos: em frente à Escola Municipal Limoeiro, no Distrito de Cachoeira do Vale (próximo ao Posto Policial), semáforo no Centro Norte (perto da papelaria) e na Rotatória do Primavera (perto Projeto Oikós).

Ações

As arboviroses são doenças como a dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela causadas por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.  No mês de dezembro, a Secretaria de Saúde ampliou a mobilização social, divulgando orientações à população por meio de panfletos educativos, carro de som, orientação porta a porta na regional Sul e informações nas mídias sociais da Prefeitura de Timóteo.

O trabalho de combate e prevenção incluiu também ações de uso do fumacê (em parceria com a Regional de Saúde) em bairros estratégicos (conforme volume de notificação de casos) e de limpeza urbana, incluindo o recolhimento de materiais inservíveis em locais identificados com maior número de focos do mosquito. A mobilização social está sendo realizado em parceria entre as equipes das secretarias de Saúde, de Obras, Governo e Comunicação e Planejamento.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *