terça-feira, abril 30, 2024
DestaquesSaúde

A partir desta segunda-feira, Outubro Rosa promove ação no Presídio Feminino de Timóteo

Além de exames de preventivo, será ofertado testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde de Timóteo, em parceria com o Presídio Feminino de Timóteo, dando continuidade as ações do Outubro Rosa realizará a coleta de exames de preventivo e exames clínicos das mamas dentro do presídio. Essa ação será voltada para as apenadas da instituição prisional, localizada no bairro Primavera, no período de 30 de outubro a 10 de novembro.

No dia 30 de outubro, será ainda ofertado testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C pelos profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, em alusão ao Outubro Verde que é o mês de combate a Sífilis e a Sífilis congênita.

Os procedimentos serão realizados por profissionais da rede municipal de saúde. As mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos também terão acesso a oferta de mamografias, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Cabe ressaltar que será respeitada a autonomia das apenadas, não sendo obrigatória à participação na campanha. O presídio conta atualmente com 168 detentas.

O Outubro Rosa é uma campanha nacional que visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama e de colo do útero. Durante o mês, é reforçada a realização dos exames preventivos, que são disponibilizados rotineiramente ao longo do ano.  As usuárias devem procurar a UBS mais próxima de sua residência para agendar e realizar os exames periodicamente.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *