segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesSaúde

21 de março | Dia Internacional da Síndrome de Down | APAE de Timóteo pede reflexão

TIMÓTEO – Nesta terça-feira, 21 de Março, Dia Internacional da Síndrome de Down, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Timóteo e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) pedem a reflexão e a conscientização da sociedade sobre a defesa dos direitos, a inclusão e o bem estar das pessoas com Síndrome de Down.

A Norelice Santos, mãe do Arthur, 11 anos, que é aluno da APAE, fala da sua satisfação em ter seu filho matriculado na Associação. “A Apae nos acolheu muito bem. O Arthur foi monitorado por fonoaudióloga, fez fisioterapia para auxiliar a andar, teve acompanhamento com terapeuta ocupacional e agora o acompanhamento escolar que é muito importante. A gente percebe a evolução dele em várias atividades diárias”, diz Norelice.

A presidente da APAE de Timóteo, Vânia Lamas, disse que a inclusão começa bem cedo, quando a criança ainda é pequena. “As famílias devem fazer a intervenção logo no início porque consequentemente o resultado será outro na fase adulta”, destaca Vânia.

Ela chama a atenção para a importância da divulgação de informações e a promoção do acesso a todos os bens culturais existentes para que a criança e o adolescente com Síndrome de Down possa participar desse processo como protagonista.

“O esforço é coletivo, participar dos Conselhos, estar atentos às legislações que tem se transformado à favor da vida e participar da coletividade de um modo geral. Esse movimento integra as habilidades e potencialidades da pessoa com Síndrome de Down em todos os espaços da nossa sociedade”, explica a presidente da APAE de Timóteo.

Em 2023, o tema da campanha é “Faça com a gente, não pela gente – Autonomia e Protagonismo”,  e visa fortalecer a inclusão de fato. A proposta é inserir a pessoa com a Síndrome de Down na escola, no mercado de trabalho, no esporte, na cultura, evidenciando que apesar de ter uma condição individualizada, ela tem o direito de ser tratada com justiça e ter as mesmas oportunidades que todos, trabalhando com os outros para melhorar suas vidas e acessar os seus direitos.

Trissomia do cromossomo 21

A Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma condição genética que surge na presença de três cromossomos 21 em todas ou na maioria das células de uma pessoa. A alteração acontece na concepção do bebê, fazendo com que ele nasça com 47 cromossomos presentes no núcleo das suas células, ao invés de 46.

Os indivíduos com Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, como também é conhecida, apresentam características físicas semelhantes, como rosto arredondado, olhos amendoados, deficiência intelectual que varia de pessoa para pessoa e cardiopatia congênita. A data (21/03) foi escolhida internacionalmente para tratar a temática que faz referência à falha genética no par 21 de cromossomos.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *