quinta-feira, fevereiro 29, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

Prefeitura de Ipatinga dá início ao projeto Conexão Cultural

IPATINGA – Na última sexta-feira (24), moradores da comunidade do Ipaneminha desfrutaram de um dia mais que especial, registrando sua participação no Projeto “Conexão Cultural”, cujo objetivo central é promover a conexão entre o rural e o urbano, valorizando o potencial cultural do município de Ipatinga. Eles tiveram a oportunidade ímpar de visitar alguns dos bens protegidos (inventariados e tombados) da área urbana.

A primeira parada foi no Parque Samambaia, no bairro Bom Jardim, onde puderam ouvir a história desse importante bem com o presidente da ASAS (Associação Ambientalista Samambaia), Antônio Augusto de Pádua Mendes. Na sequência do tour cultural, visitaram a Estação Memória Zeza Souto, no Centro, para conhecer também um pouco da cultura japonesa apresentada na exposição “Cultura Japonesa no Vale”. Ainda na Estação Memória, os visitantes participaram de uma roda de conversa com o gerente de Patrimônio Leonardo Batista, que abordou o tema dos bens protegidos na área urbana com maior ênfase.

Posteriormente, os moradores do Ipaneminha seguiram para o estádio municipal João Lamego Netto, o “Ipatingão”, e encerraram o passeio com chave de ouro no Parque Ipanema, um dos símbolos máximos do patrimônio histórico do município, onde visitaram a Feira de Turismo, apreciando ainda oficinas de artesanato e diversas outras atrações culturais no local.

Conforme o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira, o objetivo do projeto é promover a integração e harmonia entre comunidades rurais e urbanas. “Estamos incentivando a preservação e enriquecimento da diversidade cultural, fortalecendo laços sociais, além de fomentar práticas sustentáveis e contribuir para o desenvolvimento econômico e qualidade de vida de ambas as comunidades por meio dessas conexões”, disse.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *