quarta-feira, abril 17, 2024
CidadesDestaquesPolítica

Fabriciano é a 1° cidade no Vale do Aço a aderir campanha de inclusão nas redes sociais

CORONEL FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Política, aderiu a campanha nacional de inclusão #PraCegoVer nas redes sociais. Fabriciano é a primeira prefeitura a adotar a ação que tem como objetivo divulgar a cultura da acessibilidade nas redes sociais, com foco em pessoas com deficiência visual. Com a iniciativa, usada no Facebook, é possível que o deficiente visual saiba o que está inserido na imagem postada, uma vez que é necessário expor uma descrição do que a imagem contém.

Para utilizar a ferramenta é necessário que, após a escrita da legenda, o usuário adicione o #PraCegoVer e em seguida, faça uma descrição da imagem. Por exemplo, o que se trata, se é foto, desenho, charge, tirinha, ilustração, entre outros. Vale ressaltar, porém, que se a foto for colorida, não é preciso adicionar na descrição, uma vez que o usuário irá especificar as cores de cada item que compõe a imagem.

 “As redes sociais são essenciais para a comunicação e não podemos, de forma alguma, excluir qualquer cidadão, e sim, tornar possível o acesso. Além dessa campanha, estamos pensando em novas formas de inclusão nas redes sociais” afirma a Gerente do Núcleo Estratégico de Comunicação, Flávia Freitas.

A ideia do projeto é da Coordenadora da Educação Especial do Estado da Bahia, Patrícia Silva de Jesus, especialista em acessibilidade para deficientes visuais. Diversas redes sociais de marcas e instituições como Coca-Cola, Itaú, Banco do Brasil, entre outros, já aderiram à hashtag.

Além da hashtag #PraCegoVer, Fabriciano já investe em inclusão educacional em escolas e creches do município com interpretes de libras, matrículas para alunos com necessidades especiais e acompanhamento com monitores dentro da sala de aula, acessibilidade nas escolas, livros adequados para alunos com baixa visão, e adaptação de atividades físicas para os alunos.

Para o prefeito Dr. Marcos Vinícius, a ação deve ser adotada por outras cidades. “É prioridade do meu governo oferecer atenção e carinho às pessoas que mais necessitam. A acessibilidade vem sendo implantada em todos os setores da nossa gestão com excelência nos resultados. Tenho orgulho de sermos a primeira cidade a aderir esse projeto e espero que possamos ser exemplo para as todas outras prefeituras”, concluiu.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *