domingo, abril 28, 2024
CidadesCultura e EntretenimentoDestaques

Nos palcos e nas ruas da Bahia, Guarda de Moçambique de Timóteo representou Minas Gerais

O município de Timóteo foi representado pela Guarda de Moçambique no X Encontro de Chegança de Marinadas da Luta dos Mouros e Cristãos da Bahia, evento cultural e religioso realizado na cidade de Saubara, no Recôncavo Baiano, no dia 5.  A apresentação do jovem grupo de congado do bairro Bela Vista levou ao encontro as danças, cantos e tambores tradicionais de Minas, encantando o público presente.

Esta foi a primeira participação da Guarda de Moçambique nos festejos baianos ligados à travessia dos portugueses para o Brasil. “A recepção do público foi bastante carinhosa, sendo que nosso grupo foi destaque pela enorme participação de jovens e crianças”, afirmou o Mestre da Guarda de Moçambique, Luís Fabiano dos Santos, frisando que a guarda de Timóteo é referência do congado mineiro e se faz presente nos principais festejos de congado das cidades brasileiras.

Para o Mestre da Marujada de Saubara e organizador do evento, Rosildo do Rosário , a presença do Moçambique de Timóteo deu aos nordestino a rica oportunidade de conhecer a grandeza do congado mineiro. “Em 2021, tivemos a honra de participar mesmo que de forma virtual do Festival Nacional de Congadeiros de Timóteo apoiado pelo Edital Doce da Fundação Renova. Através deste intercâmbio cultural, nasceu o respeito e admiração pelo Moçambique de Timóteo”, ressalta o mestre baiano

Seminário

Durante o evento, foi realizado o Seminário de Mestres e Lideranças Culturais, que contou com a participação do Mestre Luís Fabiano. Na ocasião, o representante de Timóteo falou sobre a força e o crescimento do congado mineiro. “O congado mineiro está presente nos quatro cantos do nosso estado. Hoje, temos orgulho do reconhecimento governamental onde a maioria dos editais da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT contempla os congadeiros e os saberes de cada um de nós, mestres da cultura popular mineira.

Luís Fabiano também destacou a importância do IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) na preservação da história do congado. De acordo com ele, em plena pandemia, houve o fortalecimento do movimento cultural que resultou na eleição de um representante do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec) de Minas, o Capitão Adriano Maximiniano. “Falar do Congado Mineiro é falar de uma história da preservação de uma identidade cultural rodeada de fé e amor às tradições”, ressalta.

Celebração  

No dia 06, a Guarda de Moçambique fechou a sua participação no território baiano com presença na celebração da Santa Missa  na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Salvador, celebrada Pelo Pároco Lázaro Martins. Em seguida, foi feito um cortejo dos grupos de congado participantes pelos principais pontos turísticos do Pelourinho. A Irmandade dos Pretos de Salvador já oficializou o convite para que a Guarda de Moçambique de Timóteo participe da grande festa de Nossa Senhora do Rosário em 2024.

A Guarda de Moçambique de Timóteo destacou a mobilização popular para custear o transporte e a confecção do novo fardamento do grupo, bem como o apoio dos governos municipal e estadual, através da SECULT e IEPHA.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *