sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesEducação

Fabriciano inicia matrículas para jovens e adultos que querem voltar a estudar

FABRICIANO – A Secretaria de Governança Educacional e Cultura, informa que estão abertas as matrículas para os jovens a partir dos 15 anos e adultos de qualquer idade que desejam retornar à escola e concluir o ensino fundamental. O período de matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), vai até 5 de agosto e é válido para o segundo semestre de 2022.

Três escolas municipais, além do anexo da APAE, oferecem a EJA no 1º e 2º segmentos, de 1ª a 8ª série: Escola Municipal Vereador Paulo Franklin (Avenida Brasília, 509, Bairro Santa Cruz); Escola Municipal Argeu Brandão (Rua Padre Américo Magalhães, 2054, Bairro Manoel Maia) e Escola Municipal Raimunda Coura de Barcellos (Rua Caramuru, 15, Caladinho de Cima).

As secretarias destas escolas funcionarão normalmente durante o período de recesso escolar, que vai de 15 de julho a 30 de julho. Os interessados devem comparecer às escolas munidos dos seguintes documentos pessoais:

·         Declaração ou histórico escolar

·         Carteira de identidade

·         Certidão de Nascimento

·         Uma Foto 3×4

·         Comprovante de endereço com CEP (Conta de Luz, atualizada)

Caso o aluno seja menor de idade, deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis. O horário de matrículas é das 8h às 20h, na secretaria das escolas.

A EJA NO MUNICÍPIO

A EJA ganhou ainda mais importância no município a partir do momento em que a administração municipal enxergou o sistema de ensino como alternativa de enfrentamento ao analfabetismo e de possibilitar que mais pessoas conquistassem seus empregos por meio do diploma. Desde então, mais de mil pessoas conseguiram concluir o ensino fundamental, ganhando de imediato a chance de participar dos concursos na prefeitura e em outros lugares.

Para atrair mais alunos, a administração municipal disponibiliza aos alunos a mesma estrutura oferecida na educação regular, como kit escolar, uniformes e transporte. A merenda também não falta e obedece ao cardápio da secretaria. O secretário de Governança Educacional e Cultura, Carlos Alberto Serra Negra, ressalta que a EJA é um forte instrumento social, que age como ferramenta de dignidade e conhecimento.

“A cada conclusão de curso de nossos alunos, nós vemos a necessidade de manter os investimentos na EJA. Sabemos da dificuldade que é para a pessoa voltar a estudar, por isso nós procuramos facilitar, criar condições para ela, com professores bem formados, coordenadores empenhados e escolas plenamente adaptadas para que os estudantes se sintam valorizados e se esforcem para concluir o período de seis meses”, disse.

 OBJETIVO

A EJA tem como objetivo oferecer educação às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental na idade certa. Com um modelo intensivo, o estudante pode concluir o ensino fundamental, que geralmente levaria 9 anos, em 4 anos. A modalidade conta com oficinas práticas interativas voltadas para o mundo do trabalho, corporeidade e saúde e artes, com um currículo atrativo e empreendedor, com atividades variadas, mas com foco na leitura e escrita, considerando que esta é a principal necessidade desse público.

O currículo da EJA vem sendo reformulado, de acordo com a BNCC e o Currículo de Minas, com a participação de todos os professores, coordenadores, diretores, e com a supervisão e controle da equipe pedagógica da secretaria.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *