sábado, abril 27, 2024
DestaquesEducação

Escolas de Ipatinga são premiadas no programa Corrida do Saber

IPATINGA – A Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, localizada no bairro Horto, foi uma das ganhadoras do Programa Corrida do Saber. Dentre as 288 instituições mineiras, inscritas para a edição 2022 da premiação, a escola se destacou como a Melhor Escola, com o índice evolutivo de 10,66666667. Como prêmio, a instituição será contemplada com recursos de emenda parlamentar, que servirão para aquisição de mobiliário ou equipamento escolar.

A Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes, no bairro Canaã, também foi premiada, alcançando o 6º lugar na categoria Melhor Evolução e, também, receberá recursos para aquisição de mobiliário ou equipamento escolar. A instituição alcançou o índice de evolução de 19,67213115. Ambas as conquistas reforçam o compromisso do ipatinguense com a educação.

O programa Corrida do Saber foi concebido pela Deputada Estadual Laura Serrano (NOVO). A iniciativa visa destinar, por meio de critérios técnicos e auditáveis, as emendas ao orçamento mineiro. Recursos oriundos dos impostos pagos pelos cidadãos, que, assim, são revertidos em melhorias na infraestrutura das escolas, especificamente para a aquisição de mobiliários, equipamentos e execução de obras.

“A Corrida do Saber tem como objetivo principal promover a melhoria contínua no desempenho da aprendizagem dos alunos mineiros e, portanto, seleciona, por meio de critérios técnicos e auditáveis, escolas públicas estaduais e municipais que atendam aos anos iniciais do Ensino Fundamental”, esclarece Laura. Para ser premiada, a instituição deve apresentar as melhores evoluções dos índices de desempenho de aprendizagem em português e matemática baseadas na meta do IDEB ou, também, o primeiro valor absoluto e ficar atenta aos critérios do edital lançado anualmente pelo mandato da parlamentar.

A Corrida do Saber tem como principal característica incentivar e promover a melhoria da aprendizagem dos alunos mineiros. “Nós mostramos com este projeto que é possível destinar recursos públicos de maneira técnica, sem conhecer o prefeito, o diretor da instituição e sem a típica troca de favores, que infelizmente é tão presente na velha política”, salienta a deputada.

“Buscamos fazer a indicação dos recursos, dinheiro dos pagadores de impostos, de maneira a maximizar os resultados para a população”, Laura finaliza reforçando que sua iniciativa visa gerar resultados efetivos para a população. “Em um estado enxuto é possível priorizarmos a educação, a saúde e a segurança com maior efetividade. Parabéns às escolas de Ipatinga, diretores, professores e demais profissionais da educação, alunos, pais e toda comunidade escolar pelo esforço e dedicação em prol da educação”.

Quer acompanhar sobre o Programa Corrida do Saber e conferir as escolas vencedoras? Acesse o site da deputada Laura Serrano https://lauraserrano.com.br/corridadosaber/ e saiba mais!

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *