sexta-feira, maio 3, 2024
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Ensino Médio em Tempo Integral em escola estadual de Ipaba (MG) tem sido sucesso

IPABA – A Escola Estadual Gerson Gomes de Almeida, em Ipaba (MG), no Vale do Rio Doce, vem ganhando grande destaque na região. O motivo é a dedicação da primeira turma de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), implantada neste ano letivo na escola e que faz parte da maior expansão da modalidade de ensino no estado. Hoje, a escola conta com uma turma com 23 alunos no 1º ano do EMTI. Até o ano passado, a unidade não ofertava o Ensino Médio e, por isso, os estudantes que finalizavam o Ensino Fundamental tinham que migrar para outras escolas da região.

Todo início de mudança traz incertezas e isso não foi diferente em Ipaba. “Deu ansiedade no começo, mas já nos adaptamos. Está sendo muito bom e não hesitamos em permanecer aqui. O que mais gosto são as aulas de Projeto de Vida que nos levam à reflexão sobre as nossas perspectivas de futuro, além das práticas para a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que são intensas. O EMTI também nos proporciona uma troca social legal, já que permanecemos mais tempo com os colegas”, conta a representante de turma, Iessa Loren Ferreira Silva, de 15 anos, que não hesita em dizer, com orgulho, que “toda a insegurança do início virou prazer”.

A superintendente regional de ensino de Caratinga, Landislene Gomes Ferreira, responsável pela coordenação da unidade de ensino, está satisfeita com a transição. Ela conta que a escola passou por um processo de absorção das matrículas dos anos iniciais do Ensino Fundamental pelo município no ano passado, que causou certo receio na comunidade escolar pela mudança. “Conversamos com a comunidade no final do ano passado e explicamos que o processo possibilitaria, em contrapartida, a implantação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) na escola. Falamos sobre a importância para os estudantes e a comunidade e, hoje, os pais e os alunos adoram. A turma começou com oito e já conta com 23 estudantes. Ninguém mais quer sair da escola”, pontua a superintendente.

Projetos levam estudantes a intercalar teoria e prática

A EE Gerson Gomes de Almeida busca, constantemente, parcerias que permitam aos estudantes do EMTI intercalar teoria à prática como, por exemplo, a realizada com a Vital Engenharia Ambiental, uma empresa especializada na coleta de resíduos sólidos domiciliares porta a porta. Assim, com o componente curricular Pesquisa e Intervenção houve a possibilidade de uma visão mais aprofundada de diversas profissões, permitiu aprofundamento na área de pesquisa e ainda expandiu as experiências em conhecer lugares não tão comuns aos alunos

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