quarta-feira, fevereiro 21, 2024
DestaquesEducação

Câmara de João Monlevade recebe exposição de fotos do jornalista e fotógrafo Wir Caetano

JOÃO MONLEVADE – Até o próximo dia 25 de fevereiro, as pessoas que visitarem a Câmara Municipal de João Monlevade (MG) poderão apreciar a série fotográfica do jornalista e fotógrafo Wir Caetano, intitulada “Zona Íntima”. A mostra reúne 18 fotos em preto e branco, que registram detalhes do bairro Pedreira, onde o fotógrafo nasceu. De acordo com Wir Caetano as fotos são em pequenas dimensões para que o espectador “se aproxime, como em uma relação de intimidade”.

Em texto de apresentação do trabalho, o artista diz: “a viagem é a uma zona peculiar: o bairro operário Pedreira, onde nasci, de população majoritariamente negra, periferia praticamente oculta na geografia e na história de João Monlevade.” Sobre o título da mostra, ele explica que “o fotógrafo retorna ao bairro como quem visita uma intimidade”. A experiência de aproximação íntima se manifesta, de acordo com o artista, nas pequenas dimensões das fotos (15cm por 10cm), que exigem que as pessoas se aproximem para ver de forma adequada as imagens.

Ainda segundo Wir, o “íntimo se traduz também no próprio processo de produção das fotos, como se o fotógrafo se envolvesse com o tema aos poucos, em camadas”. “Cada tema foi fotografado com uma câmera profissional, depois ‘refotografado’ com celular e editado em uma série de aplicativos, mas nada disso é evidente no que se vê”, diz ele. Wir Caetano comenta que esse trabalho, em certa medida, é fruto de reflexões estéticas de que ele tem participado em cursos livres de fotografia contemporânea da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) há cerca de dois anos.

Para sua montagem no local, Wir Caetano contou com apoio da artista plástica Alessandra Alves. No ano passado, a série “Zona Íntima” esteve exposta no Centro Educacional por um único dia, 24 de novembro, como parte do Festival Pedro Alcântara, promovido pela Fundação Casa de Cultura de João Monlevade. Integrou também, no mesmo mês e ano, de forma online, a programação do Festival Unificado da Consciência negra, organizado por diversas entidades.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *