segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesEducação

Belo Oriente realiza comemorações do 7 de setembro | Bicentenário da independência


BELO ORIENTE – Nesta quarta-feira, dia 7 de setembro, comemora-se a independência do Brasil. A celebração deste ano é ainda mais especial, já que em 2022 é aniversário do bicentenário da independência.

Em Belo Oriente, a celebração conta com extensa programação, na sede e nos distritos de Bom Jesus do Bagre, São Sebastião de Braúnas e Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura). Fanfarras, desfiles cívicos, hasteamento da bandeira e execução dos hinos da independência, de Belo Oriente e do Brasil, por conjuntos musicais da cidade, fazem parte da programação.

A secretária de educação, Dulcinéia Martins, destaca a alegria de retomar as festividades, já que o 7 de setembro deixou de ser celebrado em Belo Oriente a alguns anos:
“Para nós belorientinos é com muita emoção que retomamos as atividades. Há muitos anos não tínhamos uma comemoração do 7 de setembro. Passamos pela pandemia e retomamos agora. A secretaria de educação está envolvida neste resgate de cidadania, nesta valorização da democracia e da educação, cada dia melhor para a nossa cidade. Agradeço a todos os envolvidos que não mediram esforços para que o 7 de setembro seja comemorado”.

A independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822, quando, de acordo com relatos históricos, D. Pedro teria proclamado o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo, proferindo a famosa frase: “Independência ou morte” e encerrando o vínculo brasileiro com a coroa portuguesa.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *