sexta-feira, abril 26, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Timóteo sofre novamente com os incêndios em matas | Tá faltando fiscalização e conscientização

TIMÓTEO – O município de Timóteo está sofrendo com uma onda de incêndios florestais, decorrentes  de atos criminosos e de queimadas irregulares de terrenos. Do jeito que as coisas estão caminhando, a cidade poderá vivenciar a mesma catástrofe ocorrida em 2015, quando a cidade ardeu em chamas | Cerca de 200 hectares de áreas verdes foram destruídas.

Em apenas duas semanas as mesmas áreas atingidas em outras épocas foram incendiadas. Nos bairros  Alvorada, Vale Verde, Timotinho, Novo Tempo, São Cristóvão e Ana Moura os incêndios atingiram inclusive áreas de preservação ambiental, prejudicando nascentes, a fauna e a flora.

Crime

A maioria dos incêndios são decorrentes de atos de vandalismo. A outra parte refere-se a atividades de queimadas feitas por proprietários de terreno sem orientação do Instituto Estadual de Florestas e da Polícia Ambiental. As queimadas têm que serem autorizadas pelas instituições, devendo seguir uma série de procedimentos básicos, como a realização prévia de aceiro.

A situação é muito preocupante, porque ainda estamos em um período de estiagem e de alta temperatura, em que a vegetação  fica seca tornando mais propício a propagação do fogo. A comunidade deve se conscientizar sobre os males decorrentes dos incêndios, evitando o ato de queimada e denunciando os infratores.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *