segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesPolítica

Dos atuais deputados estaduais de Minas Gerais, 66 tentarão reeleição

REDAÇÃO – Dos atuais deputados estaduais que atuam na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), 66 vão tentar a reeleição, quatro vão se candidatar a deputado federal, um a vice-governador, um a senador, um a suplente de senador e quatro não concorrerão a nenhuma vaga no Legislativo ou no Executivo mineiro ou federal nas eleições de 2022.

As votações acontecem nos próximos dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno). Além dos cargos majoritários de presidente, governador e senador, os cidadãos brasileiros vão escolher seus representantes nos parlamentos federal (Câmara dos Deputados) e estadual (Assembleia Legislativa). Em Minas Gerais, serão escolhidos 53 deputados federais e 77 estaduais, bem como será renovada a vaga para um de seus três senadores.

TCE

Entre os deputados estaduais desta 19ª Legislatura que não tentarão a reeleição, está o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PSD), que, no início de julho, oficializou candidatura ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). A candidatura ainda aguarda parecer em comissão especial, para depois ser votada no Plenário.

A deputada Celise Laviola (Cidadania) também não vai concorrer à reeleição para apoiar a candidatura do seu filho Zé Laviola (Novo). Já Léo Portela (PL) anunciou que deve se mudar para o exterior após o fim do seu mandato, mas vai apoiar a candidatura da irmã, Alê Portela (PL).

Da mesma forma, Sávio Souza Cruz (MDB) não vai tentar se reeleger, mas deve apoiar outros candidatos, como o ex-presidente da ALMG  Adalclever Lopes (PSD), que tenta voltar ao Parlamento mineiro após se candidatar a governador nas eleições de 2018.

EXECUTIVO ESTADUAL E LEGISLATIVO FEDERAL

Alguns parlamentares vão tentar outros cargos na política estadual e federal, como o deputado André Quintão (PT), que concorre a vice-governador na chapa encabeçada por Alexandre Kalil (PSD) ao Governo de Minas.

O deputado Cleitinho Azevedo (PSC) tenta uma vaga no Senado, enquanto Virgílio Guimarães (PT) é o primeiro suplente na chapa de candidatura também ao Senado de Alexandre Silveira (PSD). Este último tenta a reeleição após assumir, no final do ano passado, a vaga deixada por Antonio Anastasia, que se tornou ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

E caiu pela metade, de oito para quatro, o número de deputados estaduais candidatos a uma vaga na Câmara dos Deputados, comparando-se as próximas eleições com o pleito de 2018.

Desta vez, são candidatos a deputado federal os deputados estaduais Bráulio Braz (PTB), Glaycon Franco (PV) e Guilherme da Cunha (Novo), assim como a deputada estadual Rosângela Reis (PL).

RENOVAÇÃO

Os índices de renovação da Assembleia Legislativa têm se alterado ao longo dos últimos 20 anos, refletindo mudanças no cenário nacional, mas não chegaram a atingir metade do Parlamento.

Em 1998, último ano do primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os novos deputados representaram 38,97% do Parlamento eleito naquele ano. Na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, a Casa apresentou o maior índice de renovação desse período: 46,75%.

Em 2006, as mudanças ocorreram em 40,25% das vagas. A renovação nas eleições de 2010 e 2014 voltou a representar pouco mais de um terço dos deputados que tentaram a reeleição: 36,36% e 33,77%, respectivamente. Já nas últimas eleições, em 2018, o índice de renovação voltou ao patamar de 40,25%.

Candidatos à reeleição:

Nome Parlamentar Partido
Alencar da Silveira Júnior PDT
Ana Paula Siqueira Rede
Andreia de Jesus PT
Antonio Carlos Arantes PL
Arlen Santiago Avante
Arnaldo Silva União
Bartô PL
Beatriz Cerqueira PT
Bernardo Mucida PSB
Betão PT
Betinho Pinto Coelho PV
Bosco Cidadania
Bruno Engler PL
Carlos Henrique Republicanos
Carlos Pimenta PDT
Cássio Soares PSD
Celinho Sintrocel PCdoB
Charles Santos Republicanos
Coronel Henrique PL
Coronel Sandro PL
Cristiano Silveira PT
Dalmo Ribeiro Silva PSDB
Delegada Sheila PL
Delegado Heli Grilo União
Doorgal Andrada Patriota
Douglas Melo PSD
Doutor Jean Freire PT
Doutor Paulo Patriota
Doutor Wilson Batista PSD
Duarte Bechir PSD
Elismar Prado Pros
Fábio Avelar de Oliveira Avante
Fernando Pacheco PV
Gil Pereira PSD
Gustavo Mitre PSB
Gustavo Santana PL
Gustavo Valadares PMN
Hely Tarqüínio PV
Inácio Franco PV
Ione Pinheiro União
João Leite PSDB
João Magalhães MDB
João Vitor Xavier Cidadania
Laura Serrano Novo
Leandro Genaro PSD
Leninha PT
Leonídio Bouças PSDB
Mário Henrique Caixa PV
Marquinho Lemos PT
Mauro Tramonte Republicanos
Neilando Pimenta PSB
Noraldino Júnior PSC
Osvaldo Lopes PSD
Professor Cleiton PV
Professor Irineu Patriota
Professor Wendel Mesquita Solidariedade
Rafael Martins PSD
Raul Belém Cidadania
Roberto Andrade Patriota
Sargento Rodrigues PL
Tadeu Martins Leite MDB
Thiago Cota PDT
Tito Torres PSD
Ulysses Gomes PT
Zé Guilherme PP
Zé Reis Podemos

Candidatos a deputado federal:

Nome Parlamentar Partido
Bráulio Braz PTB
Glaycon Franco PV
Guilherme da Cunha Novo
Rosângela Reis PL

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *