sexta-feira, abril 19, 2024
DestaquesSaúde

Timóteo define plano de ação para reforçar o atendimento a pacientes com Síndrome Gripal

TIMÓTEO – Diante do significativo aumento do número de pacientes sintomáticos respiratórios em nível regional nos últimos dias, com casos relacionados à Covid-19 e Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo definiu um plano de ação para reforçar o atendimento durante o período de surto de Síndrome Gripal no município.

De acordo com o plano, a UPA 24h Geraldo dos Reis Ribeiro e o Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB) reforçarão as respectivas equipes de enfermagem e profissionais médicos durante os períodos de pico.

As Unidades Básicas de Saúde também serão reforçadas com equipes de enfermagem e médicos e está programada, a partir de quarta-feira (12), a abertura do Centro de Referência de Sintomáticos Respiratórios na UBS Cornélia de Assis Ferreira – Centro Sul (andar térreo), cujos atendimentos serão somente para pacientes que apresentarem sintomas de gripe. Os demais casos serão direcionados para Unidade do bairro Ana Rita.

Também, a partir de quarta-feira (12), terá início o funcionamento de duas bases de apoio regionais nas ESF’s do Cachoeira do Vale e do Recanto Verde. O horário de atendimento nestas unidades será de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Os atendimentos no Centro de Referência e nas ESF´s bases de apoio são para pacientes que apresentem sintomas gripais leves. Nos casos de sintomas graves como falta de ar e febre alta persistente, o paciente deverá procurar o HMVB e a UPA24h.

Aliado a isso, o Município vai intensificar as campanhas de vacinação contra a Covid-19 e Influenza para alcançar um maior número de pessoas. A vacinação que anteriormente estava prevista para acontecer na Unidade da Sede (Centro Sul) passa a ocorrer na Unidade do Ana Rita. A Secretaria de Saúde alerta a população a continuar adotando as medidas preventivas como o distanciamento social, o uso correto de máscara cobrindo o nariz e a boca, higienização das mãos com a água e sabão e a sanitização com álcool 70%.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *