sábado, abril 27, 2024
CidadesDestaques

Timóteo amplia parceria com o projeto Conselho Eficaz desenvolvido pelo Instituto Cenibra

TIMÓTEO – O município de Timóteo renovou a parceria com o projeto Conselho Eficaz desenvolvido pelo Instituto Cenibra, em parceria com a Associação Beneficente Ágape (ABA), nesta segunda-feira (13). Em encontro realizado na sala de reuniões da Prefeitura de Timóteo, foram assinados os termos de adesão ao projeto pelo prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Municipal do Idoso (CMI). A parceria com o projeto nasceu em 2019, quando o município assinou o primeiro termo de adesão contemplando o Conselho da Criança e do Adolescente.

O evento desta segunda-feira contou com a participação da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Timóteo, Rosanna Borges, do presidente da ABA, Renato Gregório, da presidente do CMDCA, Neide Barbosa, da presidente do CMI, Lilian Sperancini,  e a presidente do Conselho Tutelar, Bruna Mara Neiva Rodrigues. O projeto objetiva potencializar os conselhos das cidades da área de atuação da empresa Cenibra, em Minas Gerais.

Com a adesão, os dois conselhos de Timóteo participarão das atividades desenvolvidas pelo Conselho Eficaz, que incluem capacitações e assessoramento dos conselheiros, agentes públicos e operadores dos direitos da criança e do idoso. “Essa capacitação possibilitará os avanços nos projetos desenvolvidos pelas entidades sociais e que têm como uma das fontes de custeios os fundos municipais. O fortalecimento da atuação dos conselhos envolve ainda os trabalhos de planejamento, organização administrativa, captação de recursos e de modernização da legislação”, salientou o prefeito Douglas Willkys.

Os termos de adesão têm prazo de 12 meses. “O Conselho Eficaz atua em 58 municípios da área de abrangência da Cenibra. E está voltado para os conselhos municipais porque são eles que levam as políticas públicas para nossas crianças e idosos. E oferecemos o suporte para a melhor organização e planejamento desses órgãos”, destacou Renato Gregório.

Por sua vez, a presidente do CMDCA, citou a parceria desde 2019, frisando sua importância para o fortalecimento do órgão por ser um espaço para novos conhecimentos sobre a gestão dos conselhos e dos fundos da infância e adolescência. A presidente do CMI mencionou a necessidade dos  conselheiros terem mais informação e formação para serem mais atuantes e buscarem novas parcerias e investimentos, que contribuam para o fortalecimento das políticas públicas.

Entre os objetivos do  Projeto Conselho Eficaz está o incentivo à formulação e/ou aperfeiçoamento das políticas públicas de atendimento ao público infanto/juvenil e à terceira idade. As ações de capacitação são realizadas pelo projeto, sendo que o município responde pela liberação da equipe técnica para participar do programa e seu deslocamento.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *