segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesPolítica

Seminário em Timóteo aponta caminhos para serviço “Família Acolhedora”

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, promoveu o II Seminário Municipal do Serviço Família Acolhedora – Bem Me Quer nesta sexta-feira (19), pela manhã, no auditório do Paço Municipal. O encontro reuniu cerca de 130 profissionais de 20 municípios.  Além de avaliar o primeiro ano de funcionamento do projeto em Timóteo, o Seminário apontou caminhos para a efetivação e o sucesso do modelo de acolhimento familiar de crianças e adolescentes.

Conforme dados apresentados pelo palestrante e juiz da Vara da Infância e Juventude de Uberlândia e colaborador do movimento Coalização Nacional Família Acolhedora,  José Roberto Poiani, no Brasil, existem atualmente 30.201 crianças na UTI da Infância (fora da proteção familiar), dessas 28.513 estão em instituições e apenas 1.472 em acolhimento familiar. “É possível mudar essa realidade, mudar a história dessas crianças e jovens.  Mas para isso, é necessário que os municípios tenham o serviço de acolhimento funcionando de forma contínua, com ampla divulgação, cadastramento das famílias e acolhimento, além de uma rede de proteção atuante com diálogo constante”, sinalizou Poiani, frisando a importância da integração dos membros da rede de proteção, como os serviços públicos, Ministério Público e Judiciário.

O juiz frisou que o serviço de acolhimento familiar é um ambiente de alta complexidade que exige profissionalismo. Poiane também apontou a importância de dar à criança o direito de fala. “A criança tem que entender que o acolhimento familiar é uma proteção, não é uma pena. O serviço é provisório a protege nos momentos de turbulências. A tempestade passa e a vida continua”, discorreu, ressaltando que o acolhimento não importa em restrição de liberdade. “A criança fica onde se sente pertencente”, argumenta Poiani, fazendo a ressalva de que o acolhimento familiar não é solução para todos os casos.

O prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, afirmou que a implementação do Serviço de Família Acolhedora em Timóteo, carinhosamente chamado de Bem Me Quer, traduz a prioridade da administração municipal de proporcionar um atendimento mais acolhedor àquelas crianças que, por alguma desventura, tiveram que se afastar de seus familiares, sobretudo na faixa etária de 0 a 6 anos. “Parabenizo a equipe técnica da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que tem conduzido o processo de efetivação do serviço com a seriedade que o programa requer. E agradeço as famílias participantes e convido a novas famílias a se envolverem com esse projeto social”, salientou.

Desenvolvido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento  Social, o Bem Me Quer já cadastrou cinco famílias que se dispuseram a acolher as crianças afastadas do seio familiar. Estas famílias passam por todo um processo de avaliação das condições sócio-econômicas e psicológicas, bem como são preparadas para o novo vínculo afetivo-familiar. Do total de famílias cadastradas, duas estão certificadas (aptas) para a execução da guarda provisória caso exista alguma demanda. As outras três estão em processo de formação. A definição sobre a guarda provisória em ambiente familiar será feita pelo setor judiciário. Paralelamente, o município mantém os serviços de acolhimento institucional.

 Participantes

A mesa de trabalho do II Seminário do Serviço Família Acolhedora contou com a presença da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosanna Borges,  do promotor de justiça e coordenador do CREDCA (Coordenadoria Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente)-Vale do Rio Doce, Marco Aurélio Romeiro Alves Moreira e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Timóteo, Neide Barbosa Morais. Participaram representantes dos municípios de Bela Vista de Minas, Belo Oriente, Nova Era, Ferros, Inhapim, Caratinga, Alpercata, Jampruca, Itabira, Jaboticatubas, Pindo D’água, Antônio Dias, Santana do Paraíso, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Santa Rita de Minas, Jaguaraçu, Marliéira e Governador Valadares, além de Timóteo.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *