quinta-feira, abril 25, 2024
DestaquesSaúde

Secretaria de Saúde de Ipatinga alerta para aumento de casos de Covid-19

IPATINGA – Assim como em todas as cidades da região, do Brasil, e de diversos países do mundo, Ipatinga também tem registrado aumento nos casos de Covid-19, conforme mostra o boletim epidemiológico divulgado diariamente pela secretaria de Saúde Municipal. Embora, com a chegada das vacinas, a pandemia tenha dado sinal de redução nos números, a Covid não acabou e ainda é uma doença alarmante, que pode levar à morte. Por isso, a orientação é seguir todos os cuidados sanitários para evitar novos casos de contaminação.

Os dados divulgados na manhã desta segunda-feira (10), registraram um número alto de casos confirmados, até o momento um total de 592 pessoas testaram positivo para o vírus. A incidência de casos pode estar relacionada às festas de fim de ano, quando muitas pessoas aproveitaram para viajar, participar de celebrações e tiveram maior contato com outros indivíduos fora do ambiente normal de convívio.

O secretário de Saúde Cléber de Faria, informa que apesar do grande número de pessoas que se infectaram novamente com o vírus, a situação em Ipatinga está sob controle, com equipes de Saúde monitorando o cenário epidemiológico e avaliando diariamente os riscos.

“Estamos monitorando diariamente a situação pandêmica em Ipatinga e, caso necessário, o município está preparado para tomar novas medidas. No entanto, com a ampla cobertura vacinal no município e no entorno, não prevemos um risco de colapso nos serviços de Saúde, uma vez que os casos tendem a não evoluir para a forma mais grave da doença”, afirmou o secretário.

O CUIDADO NÃO PODE PARAR

A secretaria de Saúde pede consciência nesse momento. As medidas sanitárias preventivas devem ser mantidas. As recomendações de distanciamento, higienização de ambientes e das mãos, o uso de máscaras e outros comportamentos preventivos, continuam fazendo a diferença para evitar a propagação do vírus.

SÍNDROME GRIPAL

A prefeitura de Ipatinga também está traçando estratégias para otimizar os atendimentos relacionados às síndromes gripais. Para isso, a secretaria de Saúde está trabalhando para implantar as Equipes Sentinelas em algumas Unidades de Saúde. O principal objetivo dessas equipes de vigilância é a identificação dos vírus respiratórios em circulação, além de permitir o monitoramento da demanda de atendimentos por Síndrome Gripal.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *