segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesPolícia

Prefeitura de Timóteo investe no trabalho de “Apenadas” em regime semiaberto | manutenção de jardins públicos

TIMÓTEO – Trabalho de apenadas em regime semiaberto será concentrado na manutenção de jardins públicos e na produção de mudas; Município também aderiu ao programa que oferece ações de promoção e prevenção da saúde na penitenciária da cidade

Uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (7/12) na Prefeitura de Timóteo serviu para celebrar um convênio entre a Administração municipal e o Departamento Penitenciário de Minas Gerais com a finalidade de promover a ressocialização de mulheres privadas de liberdade que cumprem pena de prisão em regime semiaberto no presídio feminino da cidade.

O encontro desta manhã contou com as presenças do prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, de representantes das Secretárias Municipais de Saúde; da Educação; Planejamento e Procuradoria-Geral; além do diretor de Trabalho e Produção do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Paulo Alexandre Duarte, e da diretora da unidade prisional instalada no Município, Andrea Souza Duarte.

O convênio

O convênio prevê a utilização da mão de obra das apenadas em regime semiaberto na manutenção dos jardins públicos da cidade e no cultivo de mudas no viveiro municipal.  Das 124 internas que cumprem pena em Timóteo, 20 estão aptas a participar da iniciativa.

O prefeito Douglas Willkys destacou a importância da retomada da parceria com o Departamento Penitenciário de Minas Gerais para a reinserção das mulheres privadas de liberdade na comunidade. Ele lembrou que o município já desenvolveu atividade semelhante por meio do projeto “Novos Caminhos Timóteo”, na produção de blocos de siderbrita em parceria com a Usiminas e outras empresas, mas com a pandemia e, posteriormente, com a reorganização do sistema prisional o programa foi descontinuado. A unidade prisional de Timóteo que anteriormente abrigava homens, passou a receber exclusivamente mulheres.

O diretor de Trabalho e Produção do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Paulo Alexandre Duarte, agradeceu pela parceria e a possibilidade de oferecer uma atividade laboral às mulheres apenadas. Outra iniciativa que ele mencionou e que será fundamental para levar dignidade e saúde às mulheres privadas de liberdade é a adesão do Município à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).  A iniciativa  visa promover ações de saúde e prevenção de agravos no sistema prisional para a população privada de liberdade, e também para os profissionais destes serviços.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *