segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Prefeitura de Ipatinga destaca realização de Curso de Manejo de Abelhas

IPATINGA – Por meio da Semdetur – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Prefeitura de Ipatinga realizou na última semana, no Taúbas, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o Sindipri (Sindicato dos Produtores Rurais de Ipatinga) e a Emater, um Curso de Manejo de Abelhas e Processamento de Mel e Cera dirigido a produtores rurais. As orientações foram repassadas durante cinco dias e as atividades se encerraram na sexta-feira (25).

O secretário municipal de Governo, Robertinho Soares, destacou a importância do curso: “O setor é bastante promissor e  representa uma vertente interessante para o nosso desenvolvimento econômico. Pensando nisso, apoiamos a ministração deste curso com o objetivo de impulsionar empreendedores rurais, resultando em geração de renda e melhoria na qualidade de vida das famílias envolvidas. Devemos lembrar que o mel é um produto rico e de múltiplas finalidades, usado na culinária, na fabricação de medicações, na indústria de cosméticos, higiene e limpeza, entre outras. Bem trabalhada, a atividade pode se tornar em Ipatinga fonte de renda para muitas famílias”, salientou.

Durante os cinco dias, os participantes receberam orientações sobre criação de abelhas para a produção de mel; cera e manejo de apiário, técnicas de coleta de enxame; princípios básicos de segurança para o manejo, cultivo, produção e processamento do mel, entre outros conteúdos.

“As abelhas têm um importante papel no meio ambiente, pois são responsáveis por polinizar várias espécies de plantas, além de produzirem alimentos ricos em nutrientes, como mel e própolis. Aos poucos, a criação desses insetos tem crescido em todo o país e ganhado cada vez mais espaço na produção agropecuária”, acrescenta o secretário de Governo.

O vice-prefeito e titular da Semdetur, Allex Espírito Santo, adianta que novos cursos deste segmento vão acontecer no município, em datas ainda a serem definidas. Os interessados em outras informações ou que desejem tirar dúvidas sobre o assunto podem entrar em contato pelos telefones (31) 98823-447 e (31)3829-8069.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *