segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesPolítica

Plano Diretor do Município de Timóteo é apresentado à comerciantes lojistas

TIMÓTEO – Comerciantes lojistas participaram de um encontro nesta terça-feira (11) de apresentação da proposta de zoneamento do Plano Diretor do Município de Timóteo. O encontro também serviu para reunir sugestões e solicitações para adequações que concluirão os trabalhos | Novas diretrizes sobre ações de urbanização, crescimento e desenvolvimento da cidade.

O Plano Diretor tem como objetivo orientar as ações do poder público, a fim de promover o crescimento e as condições de apropriação dos espaços pelos diversos setores e atividades, a criação de condições para o desenvolvimento harmônico do município (urbanos e rurais) de forma mais justa, além de elevar a qualidade de vida da população como um todo.

Para a revisão do Plano Diretor de Timóteo, na sua versão participativa, estão previstos diferentes níveis de contribuições que terão momentos pontuais para serem gerados e que podem ser classificados como técnicas internas e comunitárias.

As solicitações são feitas com embasamento técnico que apresenta sugestões para a audiência pública, que divide a região em micro, macro e central, especificando as vias setoriais, com polos voltados para cada região.

O fator principal da comissão de acompanhamento é uma reestruturação que tem vigência por cerca de dez anos, que busca planejamentos de segurança, ordenamento, melhoria no fluxo do trânsito, mobilidade e foco econômico.

O diretor de assuntos jurídicos da ACE e CDL e Timóteo, Maicon Reis, falou sobre a importância da participação e da dificuldade de engajamento do munícipe. “Não adianta fazer reivindicação depois e acionar os vereadores, são diversas audiências públicas com baixo público. Quando a população participa e levanta suas sugestões, fica mais fácil adequar, incentivar e poder contribuir com o desenvolvimento.”

Ramon Pereira, subsecretário de urbanismo da Prefeitura Municipal de Timóteo, explicou sobre a Lei de direcionamento das necessidades, que setoriza onde poderá ter comércio ou indústria. Ele assegura que essa minuta de lei vale tanto para comércio quanto para a indústria.

Ao final da reunião ficou claro o que é permitido, permissível e proibido, segundo as diretrizes que gerem o Plano Diretor.

Cada participante recebeu um material on-line onde poderão recorrer aos dados e fazerem suas sugestões de adequações.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *