sexta-feira, maio 3, 2024
DestaquesPolítica

Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) 2023 vai discutir jovem e mercado de trabalho

BELO HORIZONTE – Jovem e mercado de trabalho. Esse é o tema que será debatido no Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) de 2023. A escolha foi realizada, na manhã desta quinta-feira (22/9/22), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), durante a etapa estadual do PJ Minas deste ano.

O tema, eleito por 190 votos de jovens do ensino médio do Estado, concorreu com outros dois: Jovem e educação financeira e Jovem e acesso à cultura. Nesta edição, estudantes que não vieram para a etapa estadual em Belo Horizonte também puderam participar de escolha do tema por meio de uma ferramenta on-line.

O estudante Gaspar Alvisse, de Matias Barbosa, polo Zona da Mata I, enfatizou que este é o terceiro ano em que participa do programa e batalhou para que o tema “Jovem e mercado de trabalho” fosse escolhido para nortear uma edição do PJ Minas.

Gaspar Alvisse (à esquerda) foi escolhido para defender o tema "Jovem e mercado de trabalho", que ele disse estudar há quase três anos

Gaspar Alvisse (à esquerda) foi escolhido para defender o tema “Jovem e mercado de trabalho”, que ele disse estudar há quase três anos – Foto:Guilherme Bergamini

Na etapa que antecedeu a votação, os jovens definiram entre eles quais subiriam à tribuna para defender as três temáticas que estariam da disputa. No máximo cinco poderiam abordar cada assunto. Gaspar Alvisse mobilizou os colegas para que fosse um dos escolhidos. “Não estou estudando o tema há 15 dias, mas há quase três anos”, afirmou.

De acordo com ele, o mercado de trabalho é um assunto que deve estar sempre em pauta. “Nós jovens saímos do ensino médio sem um norte neste aspecto”, comentou. Ele acrescentou ainda que a falta de trabalho traz muitos problemas como uso de drogas e de álcool.

ASSUNTO RECORRENTE

A gerente de Educação para Cidadania da Escola do Legislativo da ALMG, Leandra Martins de Oliveira, enfatizou que o tema escolhido apareceu nas últimas edições do PJ Minas entre as opções a serem votadas, mas ainda não tinha emplacado. “Desta vez, muitos polos regionais sugeriram o assunto, o que o fortaleceu”, explicou.

Ela ainda disse que a escolha do tema é oportuna, tendo em vista que discutir algo que vai impactar diretamente na vida dos alunos é um diferencial.

Leandra Martins salientou, por fim, como uma ganho desta edição a possibilidade de participantes do PJ Minas que não vieram à etapa estadual poderem votar no tema desejado.

Alunos defendem demais temas

Antes da decisão sobre a temática a ser abordada em 2023, a estudante Laura Gabriela Barbosa Ferreira, de Caratinga (Polo Vale do Aço/Rio Doce), abordou o tema “Jovem e educação financeira”. Em sua opinião, esse deveria ser o tema da edição do PJ Minas de 2023 porque muitos jovens não estão prontos para lidar com o próprio dinheiro.

Já Yasmin Alves Torres Abdala Tauil, de Três Corações (Polo Sul III), foi à tribuna defender o tema “Jovem e acesso à cultura”. Ela pediu que os demais estudantes pensassem sobre a cultura sob uma nova perspectiva, que vai além da questão artística. “A cultura é uma forma de identidade do jovem. Cultura é reconhecimento“, defendeu.

TEMAS SÃO EXTRAÍDOS DE SUGESTÕES ENVIADAS POR POLOS REGIONAIS

A Coordenação Estadual do PJ Minas fez a compilação técnica das sugestões recebidas dos jovens do ensino médio dos 18 polos regionais, definindo, então, essas três sugestões para a votação final que ocorreu nesta quinta (22).

Nos debates em cada cidade e em cada polo regional, os jovens precisaram levar em conta critérios como viabilidade, originalidade e relevância, ao avaliar cada ideia de tema.

Na Etapa Estadual, foram desenvolvidas ações de mobilização até a votação. Os alunos puderam, antes, estudar um documento elaborado pela área de Consultoria da ALMG e vídeos da Escola do Legislativo com informações úteis sobre as três sugestões de temas.

PARLAMENTO JOVEM

O PJ Minas é um programa de formação política e cidadã destinado aos estudantes do ensino médio, realizado pela ALMG em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas. Participam, neste ano, 121 câmaras municipais, divididas em 18 polos.

Nesta edição, o tema em discussão é “Saúde mental do jovem”. Durante todo o ano, foram desenvolvidas ações e debates acerca desse tema. A etapa final, que teve início nesta quarta (21) e vai até esta sexta (23), encerra esse processo.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *