domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolícia

Polícia Civil de Minas Gerais obtém 100% em ensaio internacional para análise de drogas

REDAÇÃO – A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) alcança 100% de acerto no International Collaborative Exercises (ICE), programa do Escritório de Drogas e Crime das Nações Unidas (UNODC). Na primeira rodada de análises de 2022 participaram laboratórios forenses de todo o mundo, com o intuito de verificar o desempenho destes laboratórios em análises de amostras desconhecidas contendo drogas de abuso. Foram recebidas na Seção Técnica de Física e Química Legal (STFQL) quatro amostras não biológicas, sendo identificadas substâncias ilícitas, tais como cocaína, fentanil, heroína, MDMA (ecstasy) e MDPV.

Segundo a chefe da STFQL, perita criminal Renata Fontes Prado Faraco, desde 2015 a Polícia Civil participa do exercício, como forma de avaliar a adequação dos procedimentos envolvidos nos exames de drogas de abuso. “Após a participação em várias rodadas do programa, não há dúvidas acerca da qualidade dos exames prestados pela Seção Técnica de Física e Química Legal”, ressalta a chefe da STFQL.

“Além da evidente importância em participar de exercícios desse tipo, o programa possibilita o intercâmbio de conhecimento com cientistas forenses de todo o mundo, e, ainda, são fornecidos pela UNODC aos laboratórios participantes, com recorrência, padrões analíticos de substâncias ilícitas, fundamentais para o desenvolvimento e a melhoria nos protocolos de análises do laboratório”, conclui Renata Faraco.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *