domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolítica

Painel lançado pelo TCE aponta gasto de R$ 2 bilhões nas 853 câmaras de vereadores mineiras

REDAÇÃO – As 853 câmaras municipais mineiras tiveram um gasto de aproximadamente R$ 2 bilhões ao longo de 2021, segundo aponta os dados disponibilizados no painel “Câmaras em Foco”, lançado no portal do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), pela Central de Fiscalização Integrada e Inteligência – Suricato.

O novo sistema apresenta um panorama financeiro das câmaras municipais, com o objetivo de fomentar o controle social quanto aos gastos, além de aumentar a transparência e oferecer a qualquer cidadão informações sobre o legislativo de sua cidade. O sistema permite uma pesquisa com filtros, o que possibilita a análise dos dados por município, ano/exercício, tipo de gasto, além de disponibilizar gráficos e informações como, por exemplo, as 10 câmaras municipais com os menores gastos per capita ou os 10 maiores gastos no período.

Outras informações também podem ser consultadas, como o gasto total com despesas de pessoal, remuneração dos vereadores, a relação percentual do custo das câmaras referente à receita própria do município, tudo isso de forma gráfica e interativa.

A maioria das informações utilizadas pelo TCE para alimentar o painel são extraídas do Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (Sicom), desenvolvido pelo próprio Tribunal para apoiar o controle externo. Os dados, portanto, são analisados com base nas informações enviadas pelos jurisdicionados e podem ser corrigidos mediante a alteração ou substituição no sistema.

O diretor do Suricato, Henrique Lima Quites, destacou o benefício do painel para o controle social e o uso da tecnologia para aumentar a transparência. A disposição de dados de forma organizada em um único canal, o que possibilita pesquisas mais rápidas e eficazes, foi comemorada pela equipe do TCE, que desenvolveu o sistema.

“Esse novo painel possibilita um olhar comparativo da gestão de cada câmara municipal no Estado, ampliando, portanto, o acesso às informações e, por consequência, fortalecendo o controle social”, avaliou o diretor.

Segundo Daniel Vieira Leal, coordenador de Fiscalização Integrada de Atos de Pessoal (CFIAP) do Suricato, a nova ferramenta aumentará não só o poder de fiscalização do TCE como de toda a sociedade.

“O painel Câmara em Foco é uma excelente ferramenta, que além de oferecer informações rápidas, organizadas e atualizadas, nos permite fazer um comparativo histórico de gastos e oferecer a qualquer pessoa o acesso aos custos das câmaras municipais. A intenção é continuar aperfeiçoando este painel, oferecendo ainda mais informações e com isso, aumentar o controle e a fiscalização”, disse o coordenador.

Para acessar o painel “Câmaras em Foco”, clique aqui.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *