sábado, abril 27, 2024
DestaquesPolítica

Novo portal da Assembleia será lançado nesta segunda (7)

REDAÇÃO – Informação oficial, com acesso rápido e de fácil compreensão. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) entrega para a população, nesta segunda-feira (7/11/22), um novo portal. Nele, o cidadão encontra informações sobre o trabalho dos deputados e das deputadas, pode compreender melhor o processo legislativo, participar e acompanhar ao vivo as atividades do Plenário, das comissões parlamentares e dos eventos institucionais.

Todo projeto, desenvolvido pelos servidores da própria instituição, foi orientado para facilitar o acesso às informações, com cuidado especial na reescrita dos conteúdos e na modernização da tecnologia utilizada.

“O novo Portal reúne um amplo banco de dados, com linguagem acessível, seções intuitivas e, assim, coloca o cidadão ainda mais próximo da rotina de trabalho dos parlamentares, com um formato mais eficiente, transparente e com a credibilidade que sempre caracterizou os meios de Comunicação Social do Legislativo mineiro”, destaca o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PSD).

“Além de acompanhar em tempo real as discussões sobre temas que impactam a vida das mineiras e dos mineiros, quem visita o novo portal terá em mãos, ainda, um forte instrumento de fiscalização das atribuições do poder público”, conclui o presidente Agostinho Patrus.

Serviços

Uma das novidades é a seção que reúne os diversos serviços públicos gratuitos oferecidos pela ALMG aos cidadãos, como cursos e atividades de formação política, emissão de carteira de identidade e seguro-desemprego, atendimentos ao consumidor, entre outros.

Entenda a Assembleia

Outro destaque do novo portal é a seção Entenda a Assembleia, que explica, por meio de textos e ilustrações, o funcionamento do Poder Legislativo, as funções dos parlamentares, as estruturas física, política e administrativa da ALMG e termos do processo legislativo, entre outros conceitos.

Mobile first

O novo portal segue o conceito de “mobile first”direcionado aos dispositivos móveis, para melhorar a experiência do usuário (um site mais limpo, funcional e visualmente agradável) e o ranqueamento nas pesquisas do Google. O carregamento das páginas também foi otimizado, com a abertura gradual de conteúdos, conforme o interesse do usuário.

Dessa forma, com uma comunicação mais inclusiva e plural, os usuários encontram mais rapidamente as informações de seu interesse, em uma linguagem acessível e fácil de ser compreendida, seja pesquisando pelo Google ou navegando no próprio site.

DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO

O desenvolvimento do novo portal está sendo conduzido por uma equipe formada exclusivamente por servidores da ALMG.

Esse trabalho envolveu a realização de pesquisas sobre a arquitetura de informação do novo portal e a reescrita de conteúdos. Estatísticas de acesso, pesquisa de satisfação junto aos públicos e estudos com instituições de referência, nacionais e internacionais, também fundamentaram as mudanças.

A reformulação do portal é um dos projetos que compõem o Direcionamento Estratégico da Assembleia, no ciclo 2020-2030.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *