terça-feira, abril 30, 2024
DestaquesSaúde

NOVEMBRO AZUL | Timóteo promove o “Dia da Saúde do Homem” com palestra e exames

O médico urologista, Dr. Cícero, foi o palestrante da noite (Foto PCReis/JBN)

TIMÓTEO – Após a campanha Outubro Rosa – que conscientiza a necessidade de exames preventivos contra o câncer de mama – a Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu prosseguimento na noite desta terça-feira (22) com uma programação especial da campanha Novembro Azul, denominada “Dia da Saúde do Homem”. O evento aberto ao público, foi realizado nas dependências do Centro de Saúde João Otávio, no bairro Olaria.

Na oportunidade, além da palestra e uma rica roda de conversa, foi oportunizado aos participantes uma bateria de exames como PSA, teste rápido IST (Sifilis, Hepatite e HIV), vacinação, avaliação adontológica, avaliação nutricional, aferição de pressão  e glicemia capilar.

O secretário municipal de Saúde, Eduardo Morais, também passou por exames (Foto PCReis/JBN)
Aos participantes foi oportunizado uma bateria de exames – (Foto PCReis/JBN)

A campanha

Com objetivo de informar a população sobre o câncer de próstata e outras doenças que acometem o sexo masculino, a campanha segundo informações do Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Morais, deseja frear também o preconceito em relação ao autocuidado e aos exames importantes que diagnosticam precocemente as doenças.

Eduardo Morais esclareceu, portanto, que a campanha enfatiza, além da prevenção e combate ao câncer de próstata, a saúde masculina em sua totalidade. “Focando nisso, a Prefeitura através da Secretaria de Saúde, oferece à população diversas ações em todas as Unidades Básicas de Saúde”, pontuou.

Palestra

Com um público considerável, a palestra sobre a importância da campanha Novembro Azul, a cargo do médico urologista Dr. Cícero, levou mais visibilidade e informações sobre a importância dos homens se atentarem para a própria saúde. “A boa saúde exige, além de hábitos saudáveis, orientações seguras”, assegurou o médico.

Para informar ao público presente sobre a importância dos exames preventivos, Dr. Cícero invocou os números do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que indicam que a cada 38 minutos, um homem morre no Brasil pelo câncer de próstata. Segundo ele, a mortalidade pela doença é alta e ceifa 28,6% dos que desenvolvem neoplasias malignas.

Outra fato assustador informado pelo urologista, é o de que um dos aspectos mais preocupantes sobre o câncer de próstata vai além da mortalidade. “É preciso acabar com a cultura de negligência e preconceito contra os exames de prevenção (toque). Nesse sentido, a campanha Novembro Azul existe para alertar e incentivar a população masculina a cuidar da saúde”, disse.

O que é câncer de próstata

O câncer de próstata é a segunda doença que mais acomete os homens no Brasil. A estimativa é que, a cada 100 mil homens, mais de 66 desenvolvam a doença. Aliás, em 2018, foram 68 mil casos. Esse tipo de câncer se desenvolve quando a próstata passa a produzir descontroladamente algumas células, originando o tumor.

  • Fatores de risco 

As principais vítimas são homens com mais de 50 anos, mas a doença começa a se desenvolver muito antes, por isso a prevenção e diagnóstico precoce são tão essenciais.

Pessoas com parentes de primeiro grau, como irmão ou pai, que desenvolveram a doença também estão mais propensos.

Maus hábitos de saúde também podem levar ao seu desenvolvimento, como: sedentarismo, obesidade e alimentação rica em gorduras, sódio, carne vermelha e deficiente em vegetais e legumes.

A poluição ambiental, contato excessivo com substâncias como o cádmio, chumbo, cromo e ferro e o excesso de estrogênio no organismo também são pontos de atenção.

  • Sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não demonstrar sintomas. Quando aparecem, os mais comuns são a bexiga desregulada – excesso ou dificuldade em urinar. Pode ser que neste momento nenhuma anormalidade seja observada ou que seja identificado um leve crescimento da próstata (fase benigna) ao toque.

Por outro lado, quando a doença se instala, os sintomas são severos, como a insuficiência renal, infecção generalizada, dores nos ossos.

  • Prevenção do câncer de próstata

Há dois principais pontos na prevenção do câncer de próstata: a realização dos exames frequentemente e adoção de hábitos saudáveis. Portanto, é recomendável que:

  • Realize um check-up anualmente,
  • Faça o controle do colesterol, diabetes e pressão,
  • Pratique exercícios físicos regularmente,
  • Mantenha o peso ideal,
  • Evite cigarro e abuso de álcool,
  • Mantenha uma alimentação equilibrada.

Além disso, é essencial que se realizem exames periódicos, como: hemograma completo, teste de urina e de IMC e verificação do perímetro abdominal.

  • Tratamento

O tratamento para o câncer de próstata depende de alguns fatores. O estado de saúde da pessoa, da doença e a expectativa de sobrevida são os principais.

Por exemplo, nos casos em que os tumores são pouco agressivos, pode ser que o especialista recomende somente o monitoramento. Situações mais graves podem requerer a remoção do tumor e tratamentos como a quimioterapia.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *