sábado, abril 27, 2024
CidadesDestaques

Ipatinga executa amplo programa de revitalização de espaços públicos

IPATINGA – Por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), que atua em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), a Prefeitura de Ipatinga está executando um amplo programa de revitalização de espaços públicos da cidade. O objetivo é proporcionar maior bem-estar aos moradores e visitantes nas áreas de lazer e convivência. Várias das intervenções atendem reivindicações antigas da comunidade e são promovidas a partir de discussões com os residentes, que serviram para orientar as prioridades do governo.

“É importante pensar que ao criar ou revitalizar estes espaços de convivência promovemos, juntamente com o lazer, a saúde e a segurança, inclusive no entorno dos locais atendidos”, reflete o titular da Semop, Dijalma Pires. “Lembramos ainda que a população está frequentando cada vez mais as praças, que são o principal foco de nossa atuação. E isso também justifica e denota a importância dos trabalhos. O entendimento de pertencimento da comunidade faz com que as pessoas se comprometam ainda mais em zelar por esses espaços públicos”, complementou o secretário de Obras.

PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO

Em boa parte dos bairros de todas as nove regionais do município, equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas estão empenhadas para atender ao cronograma de intervenções estabelecido em parceria com a Sesuma. Há previsão de serviços de alvenaria, carpintaria, pintura e jardinagem, reformas de quadras, calçadas, parquinhos e quiosques.

A última obra de grande porte executada conforme a programação foi na praça do distrito de Barra Alegre, atendendo especialmente uma demanda apresentada pela direção do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Salvelino Barbosa.

No momento, entre outros pontos, a Prefeitura de Ipatinga está realizando obras na praça das Tribos, junto à avenida Brasil, no bairro Iguaçu. O serviço é feito com recursos próprios, incluindo pinturas, recuperação de pisos e canteiros, e a previsão é de que a conclusão se dê no final deste mês.

Após a recuperação dos locais com obras civis, a empresa Infrater Engenharia, responsável pela manutenção de áreas verdes e demais serviços de paisagismo na cidade, entra em ação com atividades de plantio. As inúmeras áreas revitalizadas estão sendo atendidas com mudas de espécies diversas, como sálvia vermelha, trapoeraba, íris palma, camomila, periquito, hera-roxa, iresine vermelha, tagete e torênia.

PRESERVAÇÃO

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) faz um apelo à população para que colabore, ajudando a manter limpos e bem cuidados os espaços que estão recebendo melhorias. Outra forma de contribuir para a preservação é denunciar os descartes irregulares de lixo e entulho, que  devem ser informados à Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 156.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *