segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesPolítica

Grupo de Oposição vence a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Timóteo

Além de Reygler Max, a Mesa Diretora será composta pelos vereadores Vinícius Bim (PT) (1º vice-presidente), Fabiano Ferreirah (Cidadania) (2º vice-presidente), Raimundo Nonato (PSB) (1º secretário) e Nelinho Ribeiro (MDB)  (2º vice-secretário). (Foto PCReis/JBN)

TIMÓTEO – O vereador Reygler Max Cunha Santos (PSB) foi escolhido por 08 parlamentares, nesta quinta-feira, (15/12), para presidir a Câmara Municipal de Timóteo no biênio 2023-2024. Além de Reygler Max, a Mesa será composta pelos vereadores Vinícius Bim (1º vice-presidente), Fabiano Ferreirah (2º vice-presidente), Raimundo Nonato (1º secretário) e Nelinho Ribeiro (2º vice-secretário).

A reunião ocorreu em clima tranquilo, mas, com discurso sobre a independência do Legislativo em relação à Prefeitura. O candidato da situação, atual presidente Luiz Perdigão (PSB), não conseguiu aglutinar os votos necessários para se reeleger. Por um erro de estratégia, Luiz Perdigão perdeu na última hora, o apoio do vereador Thiago Torres (PSD).

Reygler Max (PSB) venceu a eleição com os votos dos vereadores Thiago Torres (PSD), Vinicius Bim (PT), Nelinho Ribeiro (MDB), Gualberto (PSC), Professor Ronaldo (MDB), Fabiano Ferreirah (Cidadania) e Raimundinho (PSB). 

No balanço simples da eleição, o grupo declarado de oposição na Câmara formado por apenas quatro vereadores, conseguiu se organizar melhor, tirando do grupo de sustentação da administração municipal quatro vereadores que se mostraram descontentes com algum acontecimento nos bastidores da eleição para a Mesa Diretora. Fato é, que o vereador Thiago Torres reconhecidamente foi quem garantiu a eleição de Reygler Max.

“Em seu pronunciamento, Reygler Max classificou a vitória do seu grupo como “luta entre Davi e Golias”, ao referir que vencer o grupo de sustentação da administração municipal não foi uma tarefa fácil.

O presidente eleito, agradeceu aos colegas pela confiança e comentou sobre a expectativa à frente da Câmara, a partir de 1º de janeiro. “Quero agradecer a Deus e a todos os amigos que acreditaram e trabalharam incansavelmente. O sentimento que tenho é que foi uma briga de Davi contra Golias e o meu compromisso é presidir o Legislativo de forma coletiva, ouvindo as pessoas, conversando, da forma mais saudável e transparente possível”, destacou Reygler Max.

O presidente

Reygler Max Cunha Santos, 35 anos, nasceu em Timóteo (MG), é filho de Sebastião Oliveira Santos e Neusa Maria Cunha Martins e tem 4 irmãos: Luciano, Leonardo, Thiago e Débora. Formado técnico em solda, ocupou cargo público pela primeira vez na prefeitura de Timóteo no período de 01/08/2018 à 13/08/2020. Reygler Max exerce seu primeiro mandato na Câmara de Timóteo, pelo PSB.

Atribuições da Mesa

O mandato da Mesa Diretora tem duração de dois anos. Competem a seus membros coordenar as atividades legislativas, bem como exercer a administração da Casa.

É função do presidente, dentre outras atividades, representar e administrar a Câmara, autorizar despesas e assinar correspondência oficial, além de convocar e presidir reuniões. O 1º e o 2º vice-presidente o substituem em caso de ausência, bem como exercem atribuições oficialmente delegadas por ele. Já o secretário-geral controla a inscrição de oradores e os registros de presença dos parlamentares, além de responsabilizar-se pelos livros destinados aos serviços da Câmara. Seus dois vices são responsáveis por substituí-lo quando necessário, além de exercer as funções delegadas pelo titular.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *