quinta-feira, maio 2, 2024
CidadesDestaques

Fabriciano perde o “Miro da Banda”. O corpo será velado nesta quinta-feira

FABRICIANOO ex-vereador Marcos da Luz lamentou ontem o falecimento do amigo “Miro da Banda”, o ex-vereador e ex-vice-prefeito de Coronel Fabriciano Clodomiro de Jesus. Segundo ele, o corpo será velado nesta quinta-feira (30), a partir das 08 horas, na capela do Cemitério Municipal Senhor do Bonfim, com sepultamento marcado para as 14 horas.

Próximo de completar 87 anos, natural de São João de Cubas, distrito da cidade de Ferros-MG, Clodomiro ingressou na vida política em 1967, exercendo o cargo de vereador por dois mandatos. Em 1976, Miro foi eleito para o cargo de vice-prefeito, numa dobradinha com o prefeito eleito Mariano Pires Pontes (Tio Dôca), para o período de 1977 a 1982.

Projetos culturais

São de sua autoria: a Lei Municipal nº 1.041/67 que criou a Biblioteca Pública Municipal Professora Mariana Roque Pires; a resolução de nº 02/84, que criou a Biblioteca da Câmara Municipal; a Lei nº 1.799/84 que criou o Museu Histórico Municipal de Coronel Fabriciano; a lei nº 2.097/88, que organiza a proteção do Patrimônio Cultural do Município de Coronel Fabriciano. “No cargo de vice-prefeito, conseguimos fazer uma campanha vitoriosa em benefício da Corporação Musical Nossa Senhora Auxiliadora e construir a sua sede própria na Rua José Cirino, no bairro dos Professores, da qual fui também seu presidente por vários mandatos”, afirmou recentemente o próprio Miro.

Músico experiente

Miro era o mais experiente músico da Corporação Musical de Cel. Fabriciano e se orgulhava por dedicar sua vida à música. Tocava sax há mais de 60 anos. “Faço parte da história da Banda. Vivencio a maioria dos dias do ano nos trabalhos e ensaios. Contribuí com a construção da Sede da Banda e nos trabalhos na diretoria. Fico muito feliz em poder levar o nome e a história da cidade de Coronel Fabriciano para outras cidades e regiões”, disse Miro em recente entrevista.

Homenagem

No ano de 2020, o ex-vereador Marcos da Luz homenageou o colega com o Projeto de Lei nº 3118/2020, denominando a Lei nº 3.833/2013, que estabelece normas de proteção ao Patrimônio Cultural do Município de Coronel Fabriciano, “Lei Clodomiro de Jesus – Miro da Banda”.

A ideia foi homenagear um dos principais ativistas culturais da cidade das últimas décadas. “O objetivo foi denominar a Lei com o nome do seu autor original, pois foi ele o responsável pelo pontapé inicial na política municipal de proteção ao Patrimônio Cultural em nossa cidade, não só com a Lei 2097/88, mas também com a Lei de Criação do Museu Municipal, ainda em 1984, merecendo ser resguardada esta originalidade”, enfatiza.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *