segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesPolítica

Em Timóteo, Decreto dispensa uso de máscara em locais abertos

A obrigatoriedade ainda permanece dentro dos coletivos e locais fechados

TIMÓTEO – A obrigatoriedade do equipamento de proteção pela população em estabelecimentos privados e públicos está condicionada à vacinação de 80% dos moradores em segunda dose. O Decreto nº 5.583 publicado na tarde desta segunda-feira (14) pela Prefeitura de Timóteo, indica a liberação do uso de máscaras para a prevenção de contágio da Covid-19 em locais abertos.

A medida levou em conta o avanço da vacinação no Município, a redução do índice de contágio pelo vírus em Timóteo, na Microrregional de Saúde de Coronel Fabriciano e na Macrorregional de Saúde de Ipatinga.

O percentual da população timotense já imunizado também colaborou para a dispensa do uso obrigatório de máscara em locais abertos pela população. Até esta data a imunização já havia alcançado a 83,86% dos moradores em primeira dose; 68,05% em segunda dose; 1.510 doses únicas; 38% de doses de reforço; e doses pediátricas: 35,5% em primeira dose e 1,70%, em segunda dosagem.

AMBIENTES FECHADOS

No caso das empresas do transporte público que operam no Município, fica vedado o transporte de passageiros que não estejam utilizando a máscara. Da mesma forma, os estabelecimentos de acesso ao público, sejam privados ou públicos, deverão manter a exigência e o uso adequado da máscara.

Em ambientes fechados, o Município segue a orientação do Estado por meio da Nota Informativa Nº 2689, de 10 de Março de 2022, da Secretaria de Estado de Saúde, na qual é recomendado o uso facultativo de máscara em local fechado, quando o município estiver em um cenário controlado e vacina contra Covid-19 com segunda dose acima de 80% na população acima de 5 anos de idade e dose de reforço no público elegível acima de 70%.

Também permanece obrigatório o uso de máscara de proteção individual, cobrindo o nariz e a boca nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas clínicas médicas e odontológicas, na UPA Geraldo dos Reis Ribeiro e nos Hospitais.

A administração municipal aproveita para conclamar a população que ainda não completou o esquema vacinal a procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua casa para se vacinar. O Centro de Saúde João Otávio, no Bairro Olaria, também está com horário estendido de atendimento, entre 17h30 e 21h, especificamente para a vacinação contra a Covid-19.

 

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *