domingo, abril 28, 2024
DestaquesPolítica

Em fase de conclusão | Prefeitura de Timóteo instala elevador para melhorar acessibilidade

Foto PCReis/JBN

TIMÓTEO – A prefeitura de Timóteo está instalando um elevador com acesso a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, no Paço Municipal. O equipamento que deverá ser entregue nos próximos dias era uma das pautas do governo municipal, que também se enquadra na Lei da acessibilidade, para garantir a todos, o acesso aos ambientes em funcionamento no prédio da Prefeitura.

Conforme apurado pelo JBN, em funcionamento, o equipamento será preferencialmente utilizado por pessoas com deficiência e pessoas com pouca mobilidade.

REIVINDICAÇÃO ANTIGA

Vereador Beto do Estofamento (Foto PCReis/JBN/2018)

Em 2018, a reportagem do JBN registrou com exclusividade a dificuldade do cadeirante Beto do Estofamento, atualmente com mandato na Câmara Municipal de Timóteo, para acessar os departamentos da Prefeitura.

Naquela oportunidade foi protocolado um pedido de instalação de elevador nas dependências da Prefeitura. Para chegar à secretaria desejada, Beto do Estofamento subir as escadarias com ajuda de populares.

Na ocasião, Beto do Estofamento reconheceu que os setores públicos necessitavam de uma evolução no que se refere a acessibilidade.  “Temos direito a acessibilidade em edificações de uso público e lutaremos por eles. É lei. Os nossos direitos de ir e vir, de nos locomovermos livremente sem barreiras têm que ser garantidos, somos cidadãos e, portanto, temos direito a uma vida plena e uma melhor qualidade de vida”, defendeu Beto, enfatizando que a vida do deficiente físico na região é muito difícil, mas já acreditava que o prefeito Douglas Willkys poderia resolver este problema crônico no prédio do Paço Municipal.

CÂMARA NA CONTRAMÃO DAS LEIS

Resolvida a situação na Prefeitura, mas a Câmara de Timóteo ainda continua na contramão das leis. Os prédios onde abrigam os gabinetes dos vereadores e administração, não oferecem acessos aos cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Fato lamentável para uma Casa Leis que deveria ser exemplo.

Com a eleição de Beto do Estofamento, o prédio principal da Câmara sofreu algumas modificações, porém tímidas, visto que o próprio vereador que defende de ‘unhas e dentes’ a acessibilidade para todos, não tem acesso a parte administrativa da Casa de Leis, porque no seu caminho está cerca de vinte degraus.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *