domingo, abril 28, 2024
DestaquesSaúde

CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO PORTÁTIL É GARANTIA DE SAÚDE BUCAL ACESSÍVEL EM MACHADO

Fotos Divulgação

MACHADO – A Prefeitura Municipal de Machado (MG), através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou o ano com força total nos atendimentos odontológicos. O objetivo é de devolver um belo sorriso com grande autoestima à população que não tem condições de arcar com um atendimento particular e adquirir uma prótese dentária.

A perda total ou parcial dos dentes ainda é um dos problemas em saúde pública no Brasil, que compromete a autoestima, a fonação e até mesmo a eficiência mastigatória da população. E, pensando nisso, a Secretaria de Saúde oferece um serviço 100% gratuito, pelo SUS, confeccionando próteses dentárias parciais e totais. Anteriormente o paciente precisava ir ao CISLAGOS, em Alfenas, para receber o atendimento custeado com recurso próprio pela Prefeitura de Machado.

Hoje, o paciente é atendido em Machado, com orçamento do Ministério da Saúde que repassa sete mil e quinhentos reais por mês, ou seja, o município está ampliando a captação de recurso para realizar estas ações.

Neste ano também foi criado o projeto de Odontologia Social que é um Consultório Móvel, com uma cadeira retrátil e todos os aparelhos necessários para o cuidado oral, dentro de uma mala. Isso tudo pensando na alcançabilidade da saúde dental, um investimento pontual e eficaz numa forma de atendimento inédita na região. Desta forma é possível que os procedimentos e manutenções cheguem até as casas ou instituições dos pacientes, sem a necessidade da locomoção dos usuários da saúde.

Assim, esta semana, foi realizada a avaliação da saúde bucal dos moradores do Lar São Vicente de Paulo que fizeram parte do programa de próteses. Os profissionais especializados estiveram na entidade realizando manutenção nas próteses, certificando que os tratamentos estejam caminhando de forma satisfatória sem nenhum incômodo ou frustração.

A cidade de Machado está garantindo belos sorrisos e uma população contente. O relatório de procedimentos da Secretaria de Saúde registra 1º quadrimestre do ano 8.346 procedimentos odontológicos realizados, um número considerado surpreendente. No município, a saúde bucal é garantida para todos, para qualquer faixa etária e em qualquer lugar.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *