quarta-feira, abril 24, 2024
CidadesDestaques

Consórcio Municipal e de Sistema de Inspeção será lançado em Timóteo

TIMÓTEO – A quarta-feira, dia 30 de Março, marca o lançamento regional do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), iniciativa do Consórcio Municipal de Desenvolvimento Integrado (COMDIN) que reúne os municípios de Timóteo, Coronel Fabriciano,  Jaguaraçu, Marliéria, Açucena, Antônio Dias e Dionísio.

O evento que também terá por finalidade oficializar a existência legal do COMDIN ocorre a partir das 8h30 no auditório da Prefeitura de Timóteo. Para esse evento foram encaminhados convites para os representantes das Prefeituras e Câmara de Vereadores dos Municípios que integram o Consórcio, Emater, Fundações, Instituto Mineiro de Agropecuária, Associação Comercial (ACE) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Timóteo, Associação dos Agricultores Familiares (Agrifat), SINE, Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ADRMVA) Supermercados e Açougues.

O consórcio surgiu em razão da Fundação Renova, criada com a missão de implementar e gerir programas de reparação dos impactos provocados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.  Como o repasse de recursos só pode ser feito por meio de consórcio, os sete municípios do Leste mineiro se uniram dando origem ao COMDIN que tem como projeto original a construção de uma usina para tratamento de resíduos sólidos dos municípios envolvidos.

A partir da formalização do COMDIN foi idealizada a implantação do Sistema de Inspeção Municipal que tem como fundamento a geração de emprego e renda, sobretudo na área de agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional.

Embora o forte da agricultura familiar seja na área hortifrutigranjeira, a região também possui uma grande variedade de produtos de origem animal, como leite, carne, mel e ovos. Com o SIM, todos os pequenos produtores poderão ampliar o seu mercado e vender seus produtos no território nacional ou mesmo atender os mercados locais e regionais ou ainda atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) fornecendo para as escolas.

Com a legislação atual, o modelo SIM permite que os pequenos produtores rurais ampliem o fornecimento por meio da capacitação e monitoramento dos seus processos produtivos. É uma oportunidade também para esses pequenos agricultores entrarem e um segmento antes restrito às grandes cadeias de fornecedores.

Após o lançamento oficial do COMDIN e do Sistema de Inspeção Municipal na quarta-feira será realizado um mapeamento de produtores em potencial para, posteriormente, organizar os ciclos de capacitação junto aos produtores.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *