terça-feira, abril 23, 2024
DestaquesPolítica

Câmara de Ipatinga investe em tecnologia e adquire novos equipamentos de transmissão ao vivo

IPATINGA – As transmissões ao vivo das reuniões no plenário pela internet passaram por melhorias em dezembro do ano passado. Três novas câmeras da marca Marshall foram instaladas após aquisição em processo licitatório pela Câmara Municipal de Ipatinga.

Agora, o plenário possui ao todo seis câmeras de alta resolução fixas, todas da mesma marca e qualidade, voltadas exclusivamente para transmissões de reuniões ordinárias, extraordinárias, audiências públicas, sessões solenes e processos licitatórios presenciais.

Além disso, uma nova mesa de corte também foi adquirida para servir como reserva em caso de falha do equipamento principal. Sistema de som com microfones individuais para os vereadores e uma estruturação da sala de transmissão também foram implementados. Uma sala do 2º andar passou ainda a ser reservada para a tradução simultânea de libras, utilizando um fundo com efeito chroma key .

Tanto a aquisição quanto a instalação dos novos equipamentos foram conduzidas exclusivamente por técnicos da Câmara. Os primeiros testes se iniciaram em dezembro de 2021. Desde então, percebe-se uma melhora da amplitude e qualidade da transmissão, feita simultaneamente no Facebook e YouTube.

“Com seis câmeras, conseguimos enfim cobrir todos os ângulos do plenário, possibilitando registrar imagens dos 19 parlamentares, seja onde eles estiverem. Há agora câmeras voltadas também para o público, o que estimula a participação popular”, explica o servidor Júlio César de Morais, coordenador do setor de Informática.

A Câmara Municipal de Ipatinga foi uma das pioneiras no país a transmitir pela internet ao vivo as reuniões no plenário. As primeiras transmissões foram feitas em 2014, com câmeras ainda analógicas. A partir daí, aperfeiçoamentos foram paulatinamente feitos ao longo dos anos.

“Fizemos diversas pesquisas e percebemos que ainda hoje são poucas as cidades que possuem transmissões ao vivo de todas as reuniões, principalmente quando se trata da qualidade que possuímos aqui em Ipatinga”, afirma o servidor Júlio.

De acordo com o presidente da Câmara, esse investimento é uma demonstração do compromisso da instituição com a transparência e com a participação popular.

“Essa nova aquisição abriu a possibilidade de melhorar a qualidade da transmissão, possibilitando o registro de todos os trabalhos legislativos. É um compromisso crescente que a Câmara de Ipatinga tem com a transparência. E a população, mesmo em tempo de pandemia, pode continuar participando das reuniões sem sair de casa”, diz o vereador Toninho Felipe (Cidadania).

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *