quinta-feira, maio 2, 2024
DestaquesPolítica

Azedou o clima na Câmara de Timóteo | Pastora Sônia pediu “respeito” ao professor Ronaldo

TIMÓTEO – Os efeitos da paralisação de advertência dos professores da rede municipal de ensino de Timóteo, fato ocorrido na última segunda-feira (29), fizeram o clima azedar na reunião Ordinária da Câmara Municipal de Timóteo, realizada nesta quinta-feira (1/09) entre os membros da Comissão de Educação da Casa Legislativa.

A vereadora titular da Comissão de Educação, Pastora Sônia Andrade, para dar uma resposta ao seu colega de comissão Professor Ronaldo, que usou o nome da mesma de maneira “injusta” durante a paralisação da categoria na última segunda-feira (29), valeu até um desrespeito ao Regimento da Câmara. A pastora driblou a presidência que estava sendo conduzida pelo vereador José Fernando Peixoto, usou o ‘Grande Expediente’ para o qual não estava escrita, e detonou o seu colega de comissão, Professor Ronaldo.

Com um discurso ríspido, porém respeitoso, a vereadora elevou o tom porque segundo ela, o vereador Professor Ronaldo, pela segunda vez consecutiva, faltou com ética ao colocar os membros da Comissão de Educação em ‘saia justa’ perante os professores.

Sônia Andrade criticou a falta de companheirismo do Professor Ronaldo, quando este sem comunicar aos membros da comissão sobre o movimento dos profissionais da educação, usou da palavra na manifestação para ironizar a ausência dos demais membros da comissão. “Não fiquei sabendo do movimento. Peço ao senhor, professor, que me respeite e que o fato não se repita”, disse.

Por outro lado, a vereadora Pastora Sônia revelou que recebeu diversas mensagens dos grevistas cobrando uma posição quanto as reivindicações da categoria. Ela contou que recebeu inúmeras mensagens, muitas de carinho, e que está respondendo uma a uma. Ela disse que está e sempre esteve a disposição da classe.

Para evitar um clima pior, a Mesa Diretora contornou a situação evitando uma réplica por parte do Professor Ronaldo.

NOTA DO PROFESSOR RONALDO

Em nota enviada ao JBN nesta sexta-feira (2) às 12h40, o professor Ronaldo falou sobre o episódio ocorrido durante a 15ª Reunião Ordinária do exercício de 2022, realizada no dia de ontem (01/09) na Câmara Municipal de Timóteo.

“É necessário destacar que desde o ano de 2021, Professor Ronaldo tem acompanhado de forma ativa e solícita a todas as reuniões e movimentos realizados pela categoria dos profissionais de educação, ouvindo os questionamentos e trazendo de maneira formal, por meio de ofícios e requerimentos, todas as cobranças a Administração Municipal.

Sobre o episódio ocorrido, vale destacar que o parlamentar é membro efetivo da comissão de educação, juntamente com os parlamentares Pra. Sônia Andrade e Reygler Max, e ao mencioná-los durante o movimento realizado pelos profissionais da educação na terça-feira (30/08), em momento algum utilizou-se de termos ou menções direcionadas a desconstrução de ambas figuras públicas e seus respectivos mandatos. 

“Considerando a nobre função de todos os vereadores, legislar e fiscalizar, principalmente àqueles que pertencem a comissões temáticas, tenho compromisso com a Educação e com todos os membros da categoria. Sou professor por formação e atuo de forma ativa em todos os espaços onde a educação se faz presente. Trabalho diariamente ao lado da comunidade escolar, conheço a realidade do município e estou convicto que tenho cumprido o meu papel de vereador. Não podemos aguardar os problemas chegarem a Câmara, temos de estar sempre atentos, conclui Professor Ronaldo.”

Membros da Comissão de Educação

Membros Efetivos: Vereadores Professor Ronaldo, Pastora Sônia e Reygler Max. Membros Suplentes: Vereadores Fabiano Ferreirah, Adriano Costa Alvarenga e Vinicius Bim.

Competência da Comissão

Compete à Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, opinar sobre

I – política e sistema educacional e cultural;
II – política de desenvolvimento e proteção do patrimônio histórico, geográfico, cultural, artístico e científico;
III – política do desenvolvimento do turismo;
IV – proposições relativas a instituição de datas comemorativas e prestação de homenagens cívicas;
V – educação física, do desporto e do lazer.

(Art: 89 do Regimento Interno da Câmara)

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *