segunda-feira, abril 29, 2024
CidadesDestaques

Auxílio Financeiro Emergencial (AFE) de outubro foi pago nesta segunda-feira (10)

REDAÇÃO – O pagamento mensal do Auxílio Financeiro Emergencial (AFE) referente a outubro foi realizado nessa segunda-feira, dia 10 de outubro. A ação acontece em cumprimento à decisão judicial de setembro de 2022, que determinou o restabelecimento do AFE para aqueles que aderiram ao Sistema Indenizatório Simplificado, o Novel, e tiveram o seu AFE encerrado após assinatura de termo de acordo e para aqueles que foram tratados no processo de revisão da Fundação Renova.

O pagamento do AFE retroativo, a contar da data em que cada parcela deveria ter sido originariamente paga, será realizado em até 120 dias.

 Indenização

Atualmente, a reparação financeira para quem teve danos comprovados e que atendam aos critérios de elegibilidade do Programa de Indenização Mediada (PIM) e Auxílio Financeiro Emergencial (AFE) ocorre por meio do Sistema PIM/AFE. A plataforma digital permite gerenciar os pedidos de indenização, coleta de documentos necessários para comprovação dos danos e registro da assinatura do Termo de Aceite, em caso de elegibilidade.

O Sistema Indenizatório Simplificado foi implementado em agosto de 2020 e permite a indenização de categorias muitas vezes informais, como artesãos, carroceiros, lavadeiras, pescadores de subsistência e informais, areeiros e outros. O fluxo de pagamento também indeniza categorias formais, como pescadores profissionais, proprietários de embarcações e empresas como hotéis, pousadas e restaurantes.

Até agosto de 2022, mais de 402,8 mil pessoas receberam R$ 11,46 bilhões em indenizações e auxílios financeiros em Minas Gerais e no Espírito Santo. Esse valor integra um total de cerca de R$ 24,33 bilhões desembolsados nas ações socioambientais e socioeconômicas.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *