segunda-feira, abril 29, 2024
DestaquesPolítica

Ações pedagógicas do TCE são destaque de parceria com Associação Mineira de Municípios

Mauri Torres, entre Marcos Vinicius e Julvan Lacerda

BELO HORIZONTE – Após uma pausa de dois anos por causa da pandemia de Covid-19, o Congresso Mineiro de Municípios ganhou uma nova edição com dois dias de realização. Parceiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), a Associação Mineira de Municípios (AMM), idealizadora do evento, reuniu cerca de 6 mil pessoas na 37ª montagem que acontece no centro de convenções Expominas, em Belo Horizonte, hoje e amanhã.

Para o presidente do TCE mineiro, conselheiro Mauri Torres, “é motivo de alegria” participar de mais um encontro da AMM. Mauri disse que a cooperação entre as entidades fortalece o municipalismo.

Eleito para estar à frente da Associação no próximo biênio, o prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius da Silva Bizarro, confirmou que conta com a expertise do TCE mineiro para aprimorar a capacitação técnica dos jurisdicionados. “O Tribunal de Contas, assim como a AMM, busca a excelência de gestão. A gente espera uma parceria muito sólida, no que tange a questão de capacitação. Às vezes, os municípios estão pecando por falta de instrução. Então, nesse sentido, a gente quer fortalecer ainda mais as colaborações com o TCE”, afirmou.

Finalizado o segundo mandato como presidente da AMM, Julvan Lacerda afirmou que a parceria entre as instituições “rendeu bons frutos e pode render muito mais para frente”. Lacerda também destacou o papel pedagógico desenvolvido pela Corte de Contas de Minas. “Essa parceria do TCE com a AMM, tão aberta e tão dinâmica, propositiva e de orientação, visa o auxílio aos municípios para que não errem, para não precisar puní-los. Isso é muito importante e será muito importante também nos dias que virão. ”

Mauri Torres se mostrou otimista com a nova gestão da Associação Mineira de Municípios. “Eu tenho certeza que o doutor Marcos vai fazer uma grande gestão, assim como fez Julvan Lacerda. O trabalho desenvolvido foi importante para o fortalecimento do municipalismo em Minas e no Brasil. Dessa forma, a gente fica contente por termos uma parceria muito importante e forte no Estado de Minas Gerais, no sentido de fazer um trabalho pedagógico e criar uma aproximação maior entre os jurisdicionados e o Tribunal de Contas de Minas Gerais”, finalizou.

Entre as autoridades, estiveram presentes a ministra substituta do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Tatiana Alvarenga; o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Antônio Carlos Arantes; o deputado estadual Tito Torres; o senador Alexandre Silveira; o secretário de Estado do Governo de Minas Gerais, Igor Mascarenhas, representando o governador Romeu Zema; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral mineiro, Marcos Lincoln dos Santos; o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; a defensora pública-geral, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; o comandante-geral, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues; o chefe da Polícia Civil, Joaquim Francisco Neto e Silva; o subsecretário de Gestão Ambiental, Rodrigo Franco; o diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha; a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereadora Nely Aquino; o diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Marcelo Bonfim; e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas, Lúcio Borges; e, ainda, outros dirigentes políticos e jurisdicionados mineiros.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *